Tecnologia do Blogger.

ciência na bíblia 4

PREVENÇÃO DE OBESIDADE E COLESTEROL ALTO NA BÍBLIA

Levítico 7:22-24 – “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Não comereis gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra. A gordura do animal ... de maneira nenhuma as comereis”
È difícil NÃO perceber a intenção de algumas leis de saúde em Levíticos. Essa regra milenar em uma época do surgimento das civilizações já antecipava a prevenção, hoje óbvia, mas que a 3500 anos atrás não era conhecida e nem praticada pelos povos, a não ser pelos nômades hebreus na antiga Palestina.


Essa regra proibia aos israelitas de ingerir gordura animal, pois o boi, o carneiro e a cabra eram permitidos eventualmente a esse povo se alimentar em condições incomuns. Os demais animais eram considerados imundos e não eram sequer tocados em seu cadáver. Assim Israel era uma nação de pessoas que desconheciam a obesidade e as doenças do coração. Os israelitas obedeciam essas regras de saúde com o mesmo rigor que suas regras cerimoniais da religião.
A religião e a saúde estavam intimamente relacionados pois tinham uma consciência de que YHWH o Deus Eterno habitava com eles e se manifestava em seus “corações” ou mente. Um corpo doente, prejudicado pela obesidade e os males cardíacos dificultavam a relação quase orgânica que aquele povo mantinha com o seu Deus.


O cristianismo herdou esse estilo de vida e seus princípios espirituais e isto pode ser encontrado na teologia de Paulo, o grande divulgador intelectual do cristianismo – “ Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19.

A saúde projetada nos princípios de Levíticos visava uma nação saudável livre das doenças cardíacas e as demais doenças que a obesidade desencadeia – pressão alta, diabetes, obesidade mórbida etc.

Prevenção é uma palavra que bem representa as leis de saúde encontradas em Levíticos, e isso estava implícito na teologia hebraica – “Bendito serás mais do que todos os povos; nem macho nem fêmea entre ti haverá estéril, nem entre os teus animais. E YHWH de ti desviará toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes; antes, as porá sobre todos os que te aborrecem”.

Os textos hebraicos, que são um dos mais antigos das civilizações, revelam que a dieta dos egípcios era baseada na carne, e sua expectativa de vida reduzida pelos males desencadeados por esses hábitos alimentares – “...na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne...” Êxodo 16:3. A reeducação alimentar que Deus impunha aos israelitas era para corrigir esses hábitos que haviam adquirido na cultura egípcia e que no entanto apenas diminuíam sua expectativa de vida.


A Bíblia como um texto antigo traz informações revolucionárias, que somente nos últimos 50 anos vieram a ser compreendidas pela civilização pós-moderna. E mesmo assim países como os EUA que é considerado o mais avançado no planeta sofre com uma epidemia de obesidade. “Os americanos com obesidade mórbida (com 45 quilos ou mais acima do peso normal) representam o grupo de pessoas com excesso de peso que mais aumenta nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa do instituto Rand Corporation. Segundo pesquisa da organização, a proporção de pessoas gravemente obesas aumentou em 50% de 2000 a 2005, duas vezes mais rápido do que o aumento de pessoas com obesidade considerada moderada”. [BBC]

Israel a 3500 anos atrás, estava a frente da potencia mundial de nossos dias em prevenção de doenças cardíacas e obesidade.


veja a continuação dos outros post da ciência na bíblia.
ciencia na biblia 1
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia.html

ciência na bíblia 2
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-2.html

ciência na bíblia 3
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-3.html

ciência na bíblia 4
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-4.html

ciência na bíblia 5
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-5.html

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP