Tecnologia do Blogger.

O Monte Ebal junto a Siquém na Bíblia: É este fato altar de Josué?

O Altar de Josué sobre o Monte Ebal
No início de fontes israelitas Siquém é considerado um lugar central sagrado para as tribos que vem para tomar a terra. Além disso, a santidade de Siquém também encontra expressão nas histórias dos Patriarcas. Quando Abraão e os seus emigraram da Mesopotâmia para a terra de Canaã, Siquém apareceu em primeiro:

"E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. E estavam então os cananeus na terra. E o Senhor apareceu a Abrão, e disse: "À tua descendência darei esta terra", e edificou ali um altar ao Senhor, que lhe apareceu"(Gênesis 12:6-7).

Esta tradição foi continuada por Jacó: "E chegou Jacó em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando veio de Padã-Arã, e acamparam em frente da cidade. E ele comprou a parte do terreno, onde ele tinha a sua tenda, ao lado dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata. E ele ergueu ali um altar, e invocou a Deus, o Deus de Israel "(Gênesis 33:18-20) .


O livro de Josué descreve o desempenho deste mandamento: "Então, Josué edificou um altar ao Senhor, o Deus de Israel, no monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, como está escrito no livro da lei de Moisés, um altar de pedras brutas, sobre o qual ninguém tinha levantado qualquer ferramenta; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, e sacrificaram ofertas. E ele escreveu ali em pedras uma cópia da lei de Moisés, que ele escreveu diante dos filhos de Israel "(Josué 8:30-32).

Nenhum estudioso contesta o fato de que esta é uma tradição extremamente importante e autêntica que trata de um acontecimento central na vida das pessoas daquele povo. Todos concordam que este evento teve lugar no Monte Ebal. Quanto à data do evento e a data em que foi gravado, no entanto, há pontos de vista diferentes. Outra tradição, em Joshua 24, atribui especial importância a Siquém. Josué fez uma aliança com o povo ", e definiu-lhes um estatuto e direito em Siquém" (Josué 24:25). De acordo com o relato bíblico, Siquém e seus arredores foram de grande importancia para a união emergente das tribos de Israel. O altar central foi erguida no monte. »Ebal, e então Israel tornou-se um povo para o Senhor teu Deus "(Deuteronômio 27:9) e o estatuto e ordenança"(seja lá isso significa expressão obscura) foi dada ao povo em Siquém.


Até agora, a pesquisa arqueológica não foi abundante no período da colonização israelita. Na maioria dos lugares importantes mencionados nas histórias conquista, como Jericó, 'Ai', Arad, e outros, nenhum não foi encontrado sinais da destruição no final da Idade do Bronze, que estaria de acordo com o relato bíblico.

Pesquisas arqueológicas intesas e recentes na região montanhosa central, porém, revelam claramente o processo de colonização israelita como um movimento de conquista importante da época (1250-1100 aC). Centenas de recém-fundadas colônias, pequenos povoados que foram estabelecidas em curto prazo, loteamentos na região montanhosa das tribos de Manassés, Efraim e Benjamim. Os colonizadores usaram um tipo de cerâmica característica da época e as suas casas eram geralmente construídas em três ou quatro planos de sala. Apesar da cerâmica israelita e a arquitectura terem sido influenciadas pelos cananeus, eles apresentam algumas características importantes e originais. Em nossa pesquisa da região montanhosa de Manassés, fomos capazes de estudar a ecologia da colonização israelita e, utilizando novos métodos de investigação, conseguimos reconstruir o processo pelo qual o povo penetrou na região montanhosa central da Transjordânia oriental.

Evidentemente, o início da penetração ocorreu em algum momento do século 13 AC, e foi feito por grupos de pastores semi-nômades a partir da fronteira do deserto, por meio de um canal "ecológico" de Wadi el Far'a (Nahal Tirza). Muitos locais com cerâmica antiga típica do período de conquista foram descobertos ao longo do fértil e bem regado vale deste riacho, que é cercada por pasto amplo. Na próxima fase os israelitas se estabeleceram ao longo das bordas dos vales internos na região montanhosa de Manassés, Tebes, Tubas (bíblico), Zebabdeh, Sanur, Dothan, e outros. Com uma economia baseada na cultura da oliveira e uva, que doravante iria caracterizar habitação dos israelitas da região montanhosa, não surgiu até o processo final de conquista, ao fim no final do século XII AC. Como este processo é complexo e fascinante e era desenvolvimento, as pessoas religiosas e práticas rituais tomavam sua forma. O local de culto no Monte Ebal cumpria os três critérios necessários para identificar um local bíblico: cronológico (início da colonização israelita), geográfica, bem como a natureza do local (centro de um culto com um altar de holocausto). Perante esta análise, a identidade da história bíblica e este local como o primeiro inter-tribal centro das tribos israelitas não se pode ter duvida alguma.

Esta é a primeira vez que um centro de culto israelita completo, incluindo um altar para holocaustos, está disponível para estudo. Graças ao rei Josias e atividades do rei Ezequias para acabar com a "lugares altos", apenas dois pequenos altares para holocausto foram descobertos em Israel, um em 'Arad e outro (descoberto não intacto) em Berseba, e ambos datam de um período relativamente tardio.

O altar do Monte Ebal não é apenas o mais antigo e completo, como também o protótipo do altar israelita para oferta queimada nos períodos do Primeiro e do Segundo Templo. A influência mesopotâmica arquitetônica(Abraão vei da Mesopotâmia) sobre a estrutura do altar também é muito interessante, tanto na sua construção e reforço como na orientação de seus cantos para o norte, sul, leste e oeste.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP