Tecnologia do Blogger.

ARQUEOLOGIA DE TEL DAN

A lendária cidade de Dan representou a fronteira norte do reino bíblico de Israel. Foi aqui, quase 3.000 anos atrás, que o rei Hazael de Damasco pontuado sua invasão do território israelita, com a construção da "Casa de David" famosa inscrição, o mais antigo documento a mencionar o rei Davi.


É também o local do templo do rei Jeroboão, que a Bíblia hebraica indica que ele estabeleceu para a casa do bezerro de ouro e desafiar o templo em Jerusalém pela supremacia religiosa, e onde os habitantes da Idade do Bronze construídas mais antigas do mundo conhecido arco fechado. Bíblia Hebraica atribui o nome da cidade para a tribo israelita homônimo de Dan, mas o local era claramente significativo para milênios antes da tradições ancestrais da pré-história de Israel. Há evidências de povoamento datam do Neolítico e Calcolítico comunidades do sexto ao quarto milênio aC
Textos egípcios e tabuletas cuneiformes da cidade mesopotâmica de Mari ambos atestam a importância de Dan no início do segundo milênio aC Ao longo da Idade do Ferro, israelitas, arameus e assírios disputaram para o controle desta cidade, cujo culto significado se estenderam até o período greco-romano.
Nesta temporada, cavar o diretor David Ilan pretende levar escavadeiras em duas áreas separadas do site, para expor o 11 º oitavo século aC arquitetura doméstica e tentar datar o enigmático "Portão Fantasma.

"


Abra (ha) m e o sobrinho Ló, o único residente virtuoso na cidade de Sodoma, teve a dúbia distinção de ser refém do mundo o primeiro gravado. Durante um clássico disputa do Oriente Médio entre os chefes das cidades ao redor do Mar Morto, Ló foi apreendido como uma forma de teste de força de Abrão. Abrão perseguiu os culpados, tanto quanto Dan, no norte, cerca de 200 quilômetros de Sodoma. Com 318 de seus funcionários ou soldados, Abrão esmagou a Hobá, ao norte de Damasco. Ele libertou seu sobrinho Ló e recuperou pertences antes que ele foi para o sul a Jerusalém para conhecer Melquisedeque, rei de Salém.

Esta passagem em Gênesis 14 indica que Abrão pode ter passado algum tempo em Dan, que foi chamado realmente Laís durante o período patriarcal. Apenas cerca de sete séculos mais tarde, quando a tribo de Dan conquistou Laís, eles renomeá-lo depois de "Dã, seu pai que nasceu para Israel [Jacob] embora o nome da cidade era Laís em primeiro lugar." (Juízes 18:29)

Mapa do norte de Israel mostrando Dan na fronteira norte


Quando a escavadeira de Dan, Abraham Biran, que morreu em 2008, um mês antes de completar 99, iria falar sobre a mais longa de Israel cavar execução arqueológicas - de 1966 até o final do século 20 - ele teria o título de sua palestra "A Tale of . Two Cities "Na palestra, Biran iria contar a história da descoberta de um de seus mais espectaculares descobertas - um triple-arqueada portão de tijolos de barro, datando da Idade do Bronze Médio, 19 a 18 séculos aC

Foi no último dia da temporada em 1979, como as escavadoras removido terra cobrindo uma parede de tijolos de barro ou torre, que o início de um arco apareceu. Biran era mudo-fundada. Ele se perguntou: "Como poderia haver um arco quando aprendemos na escola que o arco é uma invenção romana? Estamos escavando uma cidade antedating por 2.000 anos, a ocupação romana da nossa região. No entanto, aqui em Laís antigo, um arco tendo uma extensão de sete pés foi construído de tijolos de barro ressecado pelo sol! "

Biran escreveu que eles tinham para conter a sua curiosidade, pois o que era, por um ano inteiro até a temporada de escavação que vem. Quando eles voltaram o verão de 1980, sua estratégia era: "Siga os tijolos de lama." Para sua surpresa, um complexo portão com duas torres ladeando um gateway recesso arqueado foi revelado. Biran Estima-se que as torres de tijolos de barro, preservada para cerca de 20 pés, eram quase em sua altura original.

Século 18 aC portão de tijolos de barro em Tel Dan descobriu em 1979


Várias vezes ouvi dizer Biran em palestras que ele não poderia imaginar o rei do século 18 Laís não sair para cumprimentar Abraão e convidando-o para a sua cidade. Laís foi relativamente grande de área, e muito bem fortificado. Se sim, então Abraão pode ter entrado através do que muito ressecado pelo sol gate.constructed de tijolos de barro! "

Biran escreveu que eles tinham para conter a sua curiosidade, pois o que era, por um ano inteiro até a temporada de escavação que vem. Quando eles voltaram o verão de 1980, sua estratégia era: "Siga os tijolos de lama." Para sua surpresa, um complexo portão com duas torres ladeando um gateway recesso arqueado foi revelado. Biran Estima-se que as torres de tijolos de barro, preservada para cerca de 20 pés, eram quase em sua altura original.


Quando eu estudei para ser um guia, em 1977, o portão triplo arco ainda não tinha sido descoberto. Quando comecei a turnê Dan com o meu grupo, eu testemunhei a remoção cuidadosa de sujeira do lado norte do arco, enquanto os arqueólogos sempre tomou precauções para minimizar o perigo de colapso. Muitas vezes eu vi Biran no local e ele gentilmente respondeu as minhas perguntas.








Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP