Tecnologia do Blogger.

Arqueologia da Cidade de Ebla


Localização do sítio

Mapa: Localização de Ebla[1]

Tell Mardikh, situado a ca. 70 km ao sul de Alepo, na Síria, é a localidade da antiga cidade de Ebla. Tell Mardikh foi escavada pela primeira vez por uma expedição italiana chefiada por Paolo Matthiae em 1964. Ela revelou-se promissora no sentido de que trouxe à luz um centro urbano da Idade do Bronze e muios desafios para o conhecimento histórico da Síria no período.



As pesquisas arqueológicas
8Fortificações*

As pesquisas arqueológicas têm mostrado que Ebla possuía a estrutura de uma cidade monumental, com “maciças fortificações” circundadas por “grandes baluartes de terra”,[2] cuja área era de “quase seiscentos mil metros quadrados”, correspondendo ao período do Bronze Médio IIA (ca. 2000 a.C.).[3] Os muros da cidade pertencentes ao nível Mardikh IIIB (cerca de 1800 – 1600 a.C.) tinham cerca de trinta metros de espessura e uns vinte metros de comprimento, com quatro portões.[4] Os portões da fase do Bronze Médio IIA (ca.2000 a.C.) caracterizavam-se por ser

“uma grande casa de guarda, retangular e simétrica, composta de duas torres maciças flanqueando uma passagem alongada; a passagem era dividida por três pares de pilastras em duas câmaras de guarda. As torres usualmente tinham salas de guarda e escadarias internas que levavam ao segundo piso, que servia de cobertura à passagem central.”[5]


Mapa da porta sudoeste de Ebla.[6]

Palácios
O Palácio G constitui-se no símbolo de Ebla em seu período dourado (2400-2250 a.C.). Ele encontra-se no lado oeste da Acrópolis. Era um complexo arquitetônico invejável, com ala administrativa, a sala do trono e a “biblioteca”.[7] Da mesma época datam: um grande palácio no lado oeste (área Q), do nível Mardikh IIIA e o Palácio Real E do nível Mardikh IIIB. Este último situava-se na parte nordeste da acrópolis, possuindo um grande pátio central, salas administrativas em volta e um corredor pavimentado.[8]


Planta da ala administrtiva do Palácio G.[9]

Templos
Ebla apresenta modelos distintos de templos. Encontra-se ali o tipo que será característico dos santuários da Palestina e que se relacionará com o de Salomão, possuindo um recinto sagrado e o “Santo dos Santos” (às vezes esta parte limita-se a um nicho).[10] Segundo Alan Millard,

“o grande templo prefigura, na sua planta, o templo de Salomão, com pórtico, salão interno e recinto sagrado. As proporções, porém, são diferentes.”[11]



Planta do templo de Ishtar[12]

Pode-se perceber na planta do templo de Ishtar, do nível Mardikh IIIB (cerca de 1800 – 1600 a.C.), acima, que uma grande sala (possivelmente o “lugar santo”) possui um compartimento menor, que talvez equivaleria a uma espécie de “santo dos santos”. Seus muros são de pedra maciça.[13]

Arquivo
Foi descoberto um arquivo contendo mais de quinze mil tabuinhas de barro, num idioma semítico ocidental (denominado eblaíta). A natureza dos textos é diversificada: documentos administrativos, políticos, comerciais, religiosos, dicionários em outras línguas.[14] O epigrafista chefe da expedição, professor Giovanni Pettinato, alegou haver descoberto os nomes de cidades como Sodoma e Gomorra. Nomes como Mi-ka-ilu (“quem é como el?”), mi-ka-ya (“quem é como ya?”), e-as-um (“Esaú”), da-‘u-dum (“Davi”), sha-‘u’-lum (“Saul”), Ish-ma-il (“Ismael”) mostram afinidade lingüística com os textos bíblicos.[15] O professor Giovanni Pettinato levantou uma “tempestade” entre os eruditos, ao concluir que o próprio Yahweh fosse cultuado em Ebla porque a terminação de muitos nomes que apareciam nas inscrições era el e ya.[16] Vale dizer que atualmente tem se duvidado de tal afirmação, pois o culto de Yahweh ou as cidades da planície (Sodoma e Gomorra) não seriam citados nos documentos como ele procurou provar.[17]

De qualquer maneira, as escavaçõpes em Ebla têm proporcionado materiais suficientes que a ligam à língua e cultura do Médio Oriente – e, em nosso caso, à hebraica.


Os arquivos de Ebla[18]

Cerâmica e obras de arte
Também foram encontrados diversos utensílios de cerâmica e enfeites pessoais, tais como colares, brincos e braceletes de ouro.[19] A ilustração a baixo, retratando um touro em madeira revestido de ouro, é uma prova contundente da habilidade artística daquela civilização.


História da cidade
A cidade de Ebla foi o centro de uma grande civilização que se desenvolveu na Síria, desde o terceiro milênio a.C. até ser destruída pelos hititas cerca de 1600 a.C.[20] após ter sido conquistada por Sargão de Acad e, posteriormente, por Naram-Sin na segunda metade do terceiro milênio a.C.

Foi grande centro urbano, devendo sua herança cultural principalmente aos sumérios, dos quais assimilou o tipo cuneiforme de escrita, mesmo adaptando-o ao idioma que ali se falava: o eblaíta. Também era o centro de uma intensa rede comercial, negociando lã, prata e produtos agrícolas.

fonte: metodista



A Era de Ouro de Ebla - antes de os patriarcas bíblicos


Minha visita só para Ebla foi em 2002. Isso significa que eu não tenho oi-res fotos, exceto para alguns slides que eu havia digitalizado, mas estou satisfeito por ter todas as fotos. No site que eu peguei um pequeno livro, Diga Mardikh - Ebla, escrito por Faja Haj Muhammad, que dá uma breve apresentação da história e continua a ser do reino de Ebla antiga. Vou compartilhar algumas fotos com algumas informações breve desse livro.


A primeira foto mostra a reconstrução do Palácio do Príncipe Herdeiro (Palácio Q ou Western Palace). Este palácio, construído com tijolos de barro, é "localizado na cidade baixa, a oeste da Acrópole." Na parte do palácio mostrado aqui você vai ver "um quarto bem conservado, usado para a moagem de cereais, a fim de preparar pão de centenas de pessoas. "






O Arquivo Real. Em 1975, os escavadores descobriram uma sala quadrada oeste da Ala Administrativa, na parede, repleto de 17.000 tábuas de argila. Os comprimidos grandes quadrados havia sido nas prateleiras. A uma rodada pequena foram encontrados em cestos no chão.


... Os textos foram colocados de acordo com seu assunto, e assuntos diferentes correspondiam a diferentes formas de comprimido.


Há ... administrativos, econômicos, históricos, jurídicos, textos religiosos. A escrita é cuneiforme. A língua é uma língua local, agora chamado pelos estudiosos (Eblaite), que pertence à mesma família do acadiano da Mesopotâmia.







O Palácio do Ocidente e do Arquivo são datados para a primeira idade de ouro de Ebla, 2400-2250 aC Isso é muito antes da época de Abraão, que viveu no norte de Ebla Haran em Padan Aram por um tempo. Haran é cerca de 150 quilômetros ao norte de Ebla.


Abrão partiu, como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gênesis 0:04 ESV)


Isaac tomou a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã para ser sua esposa (Gênesis 25:20). Jacob passou mais de duas décadas na mesma área. A maioria dos filhos de Jacó (= Israel) nasceram na região.


Deus apareceu outra vez a Jacó, quando veio de Padã-Arã, eo abençoou. (Gênesis 35:9 ESV)


Quando Abraão viver? Eu não quero começar uma briga, mas vou observar várias datas sugeridas pelos estudiosos por Abraão.


Entre 2000 e 1700 aC Um grande número de estudiosos como Glueck, Albright, e Wright tomou esta posição.


Century 14 aC Esta foi a visão de Ciro, Gordon. (Tarde demais para mim.)
Nascido aC 2165 A visão de John Davis em seu excelente livro, Paradise para a prisão. Davis entende Gálatas 3:17 para começar com a chegada de Abraão no Egito.


Nascido aC 1950 Esta visão diz Gálatas 3:17 é datado a partir da entrada em Canaã (Gênesis 12:4). Minhas inclinações estão aqui.


Agora você tem algo para trabalhar. Meu ponto aqui é só para mostrar que Ebla era um poderoso, poder, prosperidade econômica muito antes de Abraão. Ebla floresceu novamente em Bronze Médio I-II (1850-1600 aC). É possível que Isaac e Jacob sabia da cidade.




Ebla e as Tábuas de Ebla


Os comprimidos Ebla foram descobertas por uma equipe italiana de escavadeiras em Tell Mardikh na Síria (cerca de 30 milhas S de Aleppo), em 1975. Mais de 17.000 tabuletas cuneiformes foram descobertos. Eles datam do milênio aC terço médio quando Ebla era a capital de um grande império cananeus. Estudiosos afirmam que existem afinidades importantes entre a linguagem Eblaite e hebraico bíblico, sendo ambos membros da família do Noroeste semita.







Inúmeros artigos têm aparecido na imprensa popular e em revistas acadêmicas afirmando que os nomes de Sodoma e Gomorra aparecem na comprimidos Ebla. Em um ponto, foi mesmo dito que todas as cinco cidades da planície (Gn 14), e talvez o nome de um dos reis, foram mencionados na comprimidos. Muita controvérsia tem rodeado esta discussão. Lutas internas entre a escavadeira (Paolo Matthiae), o epigrafista (Giovanni Pettinato), e outros estudiosos, juntamente com algumas implicações políticas, nublado toda a questão.


O falecido Dahood Mitchell (morto em 1982), especialista em literatura ugarítico, afirmou que as cidades de Sodoma e Zeboim "pode ​​ter contrapartidas" em tábuas de Ebla (Giovanni Pettinato, The Archives of Ebla, 287). Pettinato foi o primeiro a ler e interpretar a partir dos arquivos comprimidos Ebla e o primeiro a identificar o Noroeste língua semítica em que são escritas. Paolo Matthiae, o arqueólogo, diz os rumores de que não há prova da exactidão histórica dos patriarcas bíblicos, referências a Sodoma e Gomorra, etc "são contos sem fundamento" (Ebla: An Empire Redescoberto, 11). Um estudioso afirma, "o entusiasmo inicial sobre a luz dos comprimidos seria derramado sobre os estágios iniciais da cultura bíblica é agora quase visto como exagerado. Claramente, não há personagens bíblicos podem ser identificados nas tábuas ... "(Dicionário Harper da Bíblia, [1985] 235). Dahood, no posfácio do livro de Pettinato, comentou sobre o pessimismo de um professor universitário com este clássico colocar para baixo:



Como um sábio pode determinar como relevantes para a Bíblia uma nova descoberta pode ser antes de os tabletes têm sido publicados devem permanecer um mistério. (Pettinato, The Archives of Ebla, 273).


Dahood diz que o povo de Ebla falavam um dialeto do cananeu e que seu deus principal era Dagan os cananeus ou o Senhor de Canaã. Isso indica que Canaã estendia muito mais ao norte do que se pensava (Pettinato, 272). Dahood cita várias passagens bíblicas em que ele acredita que existe um paralelo entre as palavras hebraicas e Eblaite (271-321). Inúmeros nomes em Gênesis encontrar paralelo na comprimidos Ebla. Eu tive a oportunidade de ouvir Dahood falar sobre este assunto em um encontro profissional em Dallas anos atrás.




Neste ponto, os estudiosos não estão de acordo sobre a leitura adequada de algumas das palavras Eblaite. Talvez com o tempo saberemos mais sobre isso. Para o presente, devemos esperar pacientemente. Inúmeros artigos sobre Ebla têm aparecido em Arqueólogo bíblico e Biblical Archaeology Review, bem como outras revistas.

tradução: pr jose iadrn
fonte: ferrelljenkins

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP