Tecnologia do Blogger.

Cidade Habitada Pelos Gibeonitas


Gibeão em Israel
Também conhecido como el-Jib, Gabaon, Jib

Gibeão


A aldeia árabe de el-Jib fica no lado norte da colina e preserva o nome bíblico da cidade habitada pelos gibeonitas. Essas pessoas que enganaram Josué ao fazer um acordo com eles, mais tarde, os israelitas seriam forçados a defender o seu traçoeiro aliado e, no processo seriam derrotados numa coligação de cinco reis cananeu. A cidade de Gibeão fica no lado oeste do Planalto Central ou Planalto de Benjamim.




Caves de Vinho


Escavado por James Pritchard 1956-62, Gibeão tem restos significativos, especialmente desde os dias dos israelitas. Impressionante entre estes achados são 63 adegas do oitavo-sétimo século A.C. Estas caves estavam cheias de vasilhas em forma de enormes ânfors acerca de 6 metros de profundidade e com 6 metros de diâmetro na parte inferior. Estima-se que 19.000 galões de vinho poderiam ter sido armazenada em 9 jarros nestas caves.




Riacho de água


Dois sistemas de água foram escavados em Gibeão. Estes ponto e água foram muito disputados pelos povos, em especial por israelita e gebeonitas. Um dos dos quais  tinha 93 degraus, na primavera, perído de água mais abundante não era necessário descer todos os degraus para ter acesso à água.
O eixo cilíndrico é de 40 metros de diâmetro e 35 metros de profundidade, este é o limite para se tet acesso ao lençol freático. 3000 toneladas de calcário foram removidas pelos escavadores para revelar o sistema.




O tanque de Gibeão?


As referências bíblicas à terra de Gibeão encontram-se repetidas vezes. Aparentemente, este foi um marco histórico importante na cidade. Numa ocasião, uma batalha mortal entre os homens de David e dos homens de Abner teve lugar perto desta barragem de água piscina (2ª Sam 2). Alguns acreditam que o eixo cilíndrico de água deve ser identificado com este lugar bíblico, enquanto outros sustentam que o eixo foi construído mais tarde por volta do século 10 a.C.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP