Tecnologia do Blogger.

O Que é o Sinédrio ?


O Sinédrio era a Corte Suprema da lei judaica, que tinha por missão administrar a justiça mediante a interpretação e a aplicação da Tora, tanto oral como escrita. Ao mesmo tempo, representava o povo judeu frente à autoridade romana.


De acordo com uma antiga tradição, tinha setenta e um membros, sucessores, segundo se supunha, das tarefas desempenhadas pelos setenta anciãos que ajudavam Moisés na administração da justiça, e pelo próprio Moisés (Nm 11,16ss).


Desenvolveu-se integrando representantes da nobreza sacerdotal e das famílias mais notáveis, possivelmente durante o período persa, ou seja, a partir do seculo V – IV a.C. Foi mencionado pela primeira vez, com o nome de gerousia (conselho dos anciãos), no tempo do rei Antíoco III da Síria (223-187 a.C.).


A sua existência comprovada com o nome de synedrion data do reinado de Hircano II (63-40 a.C.) Nessa época, era presidido pelo monarca asmoneu, que também era o Sumo-sacerdote.




No início do seu reinado, Herodes o Grande mandou executar grande parte dos seus membros – quarenta e cinco, segundo Flávio Josefo (Antiguidades Judaicas, 15,6) – porque este conselho se atrevera a recordar-lhe os limites dentro dos quais devia aplicar o seu poder. Substituiu-os por personagens submissos aos seus desejos. Durante o seu reinado e mais tarde, no tempo de Arquelau, o Sinédrio pouca importância teve.


Na época dos governadores romanos, incluindo Pôncio Pilatos, o Sinédrio voltou a exercer as suas funções judiciais em processos civis e penais, dentro do território da Judeia. Nesse tempo as relações com a administração romana eram fáceis, e a relativa autonomia que lhe foi concedida está em consonância com a política romana nos territórios conquistados.




Não obstante, o mais provável é que nesses tempos, a potestas gladii, ou seja, a capacidade de ditar uma sentença de morte, estivesse reservada ao governador romano (praefectus) que, como era habitual, teria recebido do imperador amplos poderes judiciais, entre os quais o de condenar à morte. Sendo assim, embora o Sinédrio pudesse julgar as causas que lhe eram próprias, não podia condenar ninguém à morte.


A reunião de alguns dos seus membros durante a noite para interrogar jesus (Mt 26,59ss) não foi exactamente uma sessão formal do Sinédrio, mas uma investigação preliminar destinada a perfilar as acusações que mereciam a pena capital e que, na manhã seguinte, seriam formuladas contra jesus no processo apresentado ao governador romano.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP