Tecnologia do Blogger.

Arqueologia da Cidade de Tarso


O apóstolo Paulo foi o filho mais ilustre da cidade


Localizada onde hoje é a Turquia, Tarso fazia parte da histórica região da Cilícia, atual província de Mersin, à margem do Mediterrâneo. Com mais de 9 mil anos de história, é um importante entreposto de comércio e foi determinante na história de várias culturas. Lá aconteceu o primeiro encontro de um dos mais famosos casais da história: a egípcia Cleópatra e o romano Marco Antônio. Mas seu mais ilustre filho foi um dos homens mais importantes na divulgação da Palavra de Deus, o apóstolo Paulo. Partes da cidade do tempo do autor de vários evangelhos ainda é visível, após escavações em meio à moderna zona urbana.




Na época em que o famoso general Pompeu, O Grande, representava Roma, por volta de 67 antes de Cristo (a.C), Tarso já era uma cidade importante, a ponto de ser feita capital da província da Cilícia. Os judeus que a habitavam começaram a ser contemplados com a cidadania romana.




Tarso recebia muitas regalias por parte do imperador Augusto, que chegou mesmo a isentar a cidade de impostos, pois seu mentor e amigo, o filósofo Atenodoro, era tarsiano. Na época, era um importante pólo cultural e intelectual. O próprio Saulo de Tarso, futuramente conhecido como Paulo, cresceu entre a efervescência intelectual local, comparável à da grega Atenas e à da egípcia Alexandria.




O famoso trabalho de Paulo como artesão de tendas se deve também à influência comercial de Tarso. Lá, era fabricado um tecido à base do pelo comprido de uma espécie de cabra abundante na região, bastante resistente, que servia muito bem ao uso das habitações móveis. Mercadores de outras regiões chegavam à cidade para adquirir a matéria-prima para tendas a serem usadas bem longe dali.


Em meio à moderna urbe, importantes sítios arqueológicos estão à disposição de todos, como o Portal de Cleópatra, existente quando a rainha que lhe dá nome entrou na cidade, para ali conhecer o célebre militar e político romano Marco Antônio. O Museu de Tarso reúne um acervo com diversos artefatos encontrados nas muitas escavações locais, como estatuetas antigas de terracota em forma de guerreiros, seres míticos e animais.


Uma estrada romana em meio à cidade (à esquerda), com o pavimento quase intacto e colunas ao longo, faz contraste com a modernidade ao fundo .










A Cachoeira de Tarso, no rio Berdan, só pode ser vista nas estações mais chuvosas, dadas as obras de contenção do rio para a obtenção de água para a irrigação das lavouras. Poucos quilômetros ao sul, a Floresta Karabucak é muito apreciada para piqueniques pelos tarsianos que querem fugir da confusão urbana nos finais de semana.




Escavações da época em que Paulo viveu foram realizadas na cidade que hoje tem o nome de Cumhuriyet Alani. Destas escavações apareceu uma rua da cidade de Tarso, rua pavimentada, juntamente com um pódio com colunas, que podem datar do século 2 a.C. Além disso, os restos foram encontrados a partir da Idade do Bronze, banhos, um pórtico helenístico, um teatro romano, e estatuetas de terracota de muitas divindades, animais, pessoas e diversas criaturas mitológicas.




Durante este tempo de Pompeu (67 a.C), Tarso foi a capital da província romana da Cilícia, e os judeus começaram a receber a cidadania romana. César António, que controlava as províncias orientais, declarou a cidade livre em 42 aC. Tarso continuou a receber privilégios especiais sob Augusto, que isenta a cidade de tributação imperial porque Athenodorus, seu professor e amigo, era um Tarsiano. Tarso transformou-se num centro cultural e intelectual. Filósofos estóicos, como Athenodorus, Zeno, Antípatro, e Nestor viveram nesta cidade no primeiro século dC. 


Também chamado "Portão do Mar", ainda hoje, embora tenha sido significativamente restaurado. Acreditava-se que Cleópatra tinha navegado disfarçada de Afrodite e entrou por este portão, em 41 a.C., com o propósito de se encontrar com Marco António.




   Templo Romano.



Longlois, um viajante durante a Idade Média, identificou esta estrutura como o túmulo de Sardanapalo, um assírio que foi morto durante o cerco de Nínive 612 a.C. Localizado em Tekke, a leste do muro medieval em Tarso, este é realmente um templo romano datado do século II d.C.




O Poço de São Paulo

Tarso era a cidade natal do apóstolo Paulo (Atos 9:11), uma cidade de grande importância (21:39) como centro de aprendizagem do mundo antigo, ao lado de Alexandria e Atenas. Aos cidadãos judeus de Tarso foi concedida a cidadania romana. Paul foi criado em Jerusalém e devidamente educados sob a tutela de Gamaliel, um membro do Sinédrio. Todos os filhos de Judeus aprendiam uma profissão, além dos estudos. Paulo aprendeu a fazer tendas, e isto encaixa bem com Tarso, uma cidade bem conhecida por fazer um certo tipo de pano a partir da lã de cabras peludas negras. A lenda diz que São Paulo frequentemente bebeu da água deste poço, que diziam ter propriedades curativas especiais.






Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP