Tecnologia do Blogger.

Arqueologia de Tel Gezer




Gezer era uma cidade cananéia cidade-estado e bíblica no antigo Israel . Tel Gezer (também Tell el-Jezer ), um meio caminho entre o sítio arqueológico de Jerusalém e Tel Aviv , é agora um parque nacional de Israel .




Descobertas interessantes relacionadas com a arqueologia bíblica são oito monumentais megálitos ; uma caverna dupla sob o alto, provavelmente usado para fins divinatórios, 9 pedras de fronteira inscritos, tornando a cidade positivamente identificada em primeiro lugar bíblico, um portão 6-câmaras semelhantes aos encontrados em Hazor e Megido ;  e um grande sistema de água compreendendo um túnel indo para baixo a uma mola, semelhante à encontrada em Jerusalém.




Gezer foi localizado na orla norte do Shephelah , cerca de 30 km a oeste de Jerusalém . Foi estrategicamente situado no entroncamento da rodovia internacional costeira e da auto-estrada de ligação com Jerusalém pelo vale de Aijalom . Verificação da identificação deste sitio com bíblica Gezer vem hebraicas encontradas inscrições gravadas nas rochas várias centenas de metros do tel. Estas inscrições a partir do século 1 aC ler "limite de Gezer."




Sistema de água em Tel Gezer


Moradores do primeiro assentamento em Gezer, em direção ao final do quarto milênio aC, viviam em grandes cavernas cortadas na pedra. No início da Idade do Bronze , um assentamento fortificado cobriu o tel . Foi destruída no meio do 3 º milênio aC e abandonada por várias centenas de anos. Na Idade do Bronze (primeira metade do segundo milênio aC), Gezer tornou-se uma grande cidade na Terra de Israel. 


O tel foi cercado por um muro maciço de pedra e torres, protegida por uma muralha de barro cinco metros de altura coberto com gesso. 












O portão de madeira da cidade, perto do canto sudoeste do muro, foi fortificada por duas torres.


















Permanece descoberto no local eram de uma fila de dez estelas de pedra monolítica, o mais alto do que era de 3 metros de altura, 










e um grande, quadrado, pedra bacia, a cidade cananeia foi destruído em um incêndio, presumivelmente, na sequência de uma campanha de o faraó egípcio Thutmose III.
Na verdade, a bíblia descreve uma cerimônia ritual deste tipo ter ocorrido como Moisés trouxe os Dez Mandamentos no Monte Sinai. Em Êxodo 24:4 está escrito que No início da manhã, ele montou um altar ao pé da montanha, com 12 pilares para as 12 tribos de Israel ... Moisés tomou uma parte do sangue, e pô-la nas bacias, ea outra parte do sangue que correu contra a alterar.


O Diga cartas de Amarna, que data do século 14 aC, incluem dez cartas dos reis de Gezer lealdade juramento para o faraó egípcio. Na Idade do Bronze Final (segunda metade do segundo milênio aC) uma nova fortificação parede, quatro metros de espessura, foi erguido. 




No século 14 aC, um palácio foi construído na parte alta ocidental do tel. Perto do final da Idade do Bronze, a cidade e sua população declinou diminuído. 
Ele é mencionado na vitória estela de Merneptah , datada do final do século 13 aC, que também menciona especificamente "Israel" como uma nação que havia sido derrotado.
    
A cidade-estado de Gezer (nomeado Gazru na Babilônia e sem relação com moderna Gaza , que foi nomeado Hazzatu) foi governada por quatro dirigentes durante o período de 20 anos a que as cartas de Amarna cerca 1350 aC. 




Idade do Ferro
Segundo a Bíblia, Josué derrotou o rei de Gezer (Josué 10:33), mas a tribo de Efraim não expulsaram os habitantes de Canaã e que eles viveram juntos com os israelitas. 




Em 12-11 séculos aC, um grande edifício com muitas salas e pátios foi situado na Acrópole. Pedras de moagem de trigo e grãos encontrados entre os fragmentos indicam que foi um celeiro. Embarcações locais e filisteu atestam uma população cananeia / filisteu mista. 




No início dos século 10 aC, Gezer foi conquistada por um faraó egípcio, que o deu ao rei Salomão como o dote de sua filha, mulher de Salomão. Os egípcios destruídos pelo fogo e matou os habitantes de Canaã (I Reis 9:16). 




Salomão reconstruiu Gezer como um centro israelita real fortalecido por uma parede dupla com portões. Logo após a morte de Salomão, Gezer foi destruída durante a campanha empreendida por Sisaque, rei do Egito contra Roboão, rei de Judá, em 924 aC. (I Reis 14:25) 


Jeroboão foi o primeiro rei do norte israelita Reino de Israel após a revolta das dez tribos do norte de Israel contra Roboão que puseram fim à Monarquia Unida.
Gezer foi pouco povoada durante a época romana e permaneceu desabitada até o século 1 dC. 
Em 1177, as planícies ao redor Gezer foram o local da Batalha de Montgisard , em que o cruzados sob Baldwin IV derrotou as forças de Saladino .


Arqueologia


Réplica do calendário de Gezer , em Israel.




03 de junho de 2011, as obras em curso para limpar a Idade do Bronze sistema de água em Gezer, originalmente escavado por Macalister .






Escavação arqueológica em Gezer vem acontecendo desde 1900, e tornou-se um dos locais mais escavados em Israel . Na era moderna, o local foi descoberto por Charles Simon Clermont-Ganneau em 1871. RA Stewart Macalister cavado no local entre 1902 e 1907, em nome do Fundo de Exploração da Palestina. Macalister recuperado vários artefatos descobertos várias construções e defesas. Ele também estabeleceu estratos Gezer da habitação, embora eles foram encontrados depois de ser principalmente incorreto (assim como muitas de suas teorias). Outros notáveis ​​expedições arqueológicas para o sitio foram feitas por Alan Rowe (1934), Wright GE (1964-5, à frente do Hebrew Union College expedição), William Dever , Yadin Yigael , bem como a Universidade Andrews .




Uma das descobertas mais conhecidos é o calendário de Gezer . Esta é uma placa contendo um texto que parece ser tanto um estudante exercícios de memória, ou algo designado para a cobrança de impostos dos agricultores. Outra possibilidade é que o texto era uma canção popular, música ou criança, listando os meses do ano, de acordo com as estações agrícolas. Ele provou ser de grande valor, informando os pesquisadores modernos do antigo roteiro do Oriente Médio e da linguagem, bem como as estações agrícolas.


Em 1957 Yigael Yadin identificado um muro de Salomão de construção idêntica aos restos escavados em Megido e Hazor . 
As escavações foram renovados em Junho de 2006 por um consórcio de instituições. A escavação Tel Gezer e projeto de publicação é um projeto de campo multi-disciplinar investigar a Idade do Ferro história da antiga cidade bíblica de Tel Gezer.


túnel de água cananeu


Em 2010 uma equipe da New Orleans Baptist Theological Seminary, lançou um esforço para limpar uma cananéia Shaft água explorada inicialmente por Macalister mais de cem anos anteriores.  




O esforço foi registrado em várias fontes. Em 2011, Dennis Cole, Dan Warner e Jim Parker levou outra equipe na tentativa de terminar o esforço. Em apenas dois anos, as equipes de retirada de aproximadamente 299 toneladas de detritos o sistema de água antiga.
Em 2010, a equipe removeu cerca de 1.040 pés cúbicos (39 metros cúbicos - 29 metros cúbicos) de resíduos (aproximadamente 50 por cento de rocha e 50 por cento de terra) o que equivale a 336 sacas, o que equivale a aproximadamente 68 toneladas de detritos, com média de cerca de 400 libras por saco. Em 2011, a equipe removeu cerca de 3.560 pés cúbicos (132 metros cúbicos, 101 metros cúbicos) o que equivale a 1.372 sacos ou 231 toneladas, em cerca de £ 337 por saca. 




























Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP