Tecnologia do Blogger.

A morte do Messias e as Contradições (1)


A MORTE DE YAHUSHUA NO QUARTO 
DIA DA SEMANA  

O ELEMENTO TEMPO NA MORTE E RESSURREIÇÃO DE YAHUSHUA

     A Palavra de YHWH nos ensina o caminho da salvação (o livramento da pena de morte imposta sobre a raça humana pelo pecado) por meio de Yahushua o Mashiach de YHWH. Esta verdade constitui o centro das escrituras. O plano da salvação foi proclamado, uma vez e outra, pelos escritores da Bíblia, quando foram dirigidos pela inspiração divina. Tem-se utilizado muitos métodos para enfatizá-lo, fazê-lo compreensível e comunicá-lo a nós, tais como: histórias, incidentes, eventos, parábolas, exemplos, ilustrações, alegorias, símbolos e por ensinamento direto. Estes métodos estão habilmente mesclados para revelar claramente a vontade e o desejo de YHWH para o homem. Um caminho de vida que prepara homens e mulheres para o glorioso e eterno Reino do Pai Celestial e de seu Mashiach Yahushua.



YAHUSHUA HAMASHIACH E 
O SINAL DE JONAS

     Um dos incidentes interessantes da antiga aliança e que está ligado ao tema da salvação, é o que envolve Jonas e o grande peixe.  Esta é uma história com uma grande lição: “a lição de obediência”. Porém é mais do que isto. É uma ilustração ou tipo de Mashiach, não em sua rejeição de fazer o que YHWH ordenou, mas na experiência de permanecer muito tempo dentro do grande peixe que UL preparou. Certamente, ninguém havia imaginado alguma relação entre a obra e vida de Yahushua e a experiência de Jonas, de ser jogado de um barco agitado pela tempestade, ao mar, para ser engolido por “um grande peixe”. Porém, Yahushua não podia deixar de fazer uso desta história em sua pregação, porque não foi um incidente casual. YHWH o planejou, e seria fator de vital importância para elucidar o plano da salvação. Sem o relato do mencionado incidente existiria grave dúvida sobre a veracidade da salvação para o homem, porque se Yahushua, o homem que foi declarado como o centro do plano da redenção, que deu sua vida no madeiro do calvário, não fosse realmente o Mashiach de YHWH, não poderia haver segurança de salvação para ninguém. Sem contar com a história de Jonas e seu peixe captor, não haveria uma prova positiva com a qual refutar o protesto de que o Mashiach da Palavra de YHWH era um impostor; porque ele mesmo disse a alguns incrédulos escribas e fariseus (os quais haviam duvidado de sua verdadeira identidade, embora o haviam visto fazer grandes milagres), que não seria dado outro sinal além do de Jonas, para provar sua afirmação de ser o MASHIACH. “Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o filho do homem três dias e três noites no seio da terra”. [Mateus 12:38-40]

     Assim, parte do plano da salvação está contido nesta história. Se HaMashiach não permanecesse no túmulo o tempo exato especificado neste relato de Jonas, não seria o verdadeiro Mashiach. Portanto, o elemento tempo exato, especificado nos ensinamento das Escrituras, concernentes a morte no madeiro e ressurreição do Mashiach é vital, como o mostraremos.

    Ao iniciar uma investigação na Palavra de YHWH sobre este assunto, assinalamos que Yahushua se referiu a história mencionada, como uma coisa que realmente aconteceu. É importante também notar que o relato feito por Mateus do que especificou, ensina que depois de sua morte, HaMashiach estaria no túmulo por três dias e três noites, ou seja, um total de exatamente 72 horas. O mesmo tempo, portanto, que Jonas ficou confinado dentro do grande peixe. Assim, Jonas foi um tipo de Yahushua no túmulo terreno.


UMA PERGUNTA DIFÍCIL DE RESPONDER  

     Ser-nos-ia de grande ajuda, enquanto continuamos o estudo do elemento tempo na morte no madeiro e ressurreição do Mashiach, determinar quando Yahushua foi posto no túmulo. Ele foi colocado ali no mesmo dia que foi morto no madeiro; precisamente na tarde deste dia, próximo ao pôr-do-sol. Com relação a isto, citamos o relato do seu sepultamento como está registrado em Marcos 15:42: “e quando já era tarde (pois era a preparação, isto é, a véspera de Sábado), foi José de Arimateia, membro ilustre do Sinédrio, que também esperava o Reino de YHWH, apresentou-se corajosamente a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Yahushua”. O mesmo relato encontra-se em Lucas 23:52-54: “Este foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Yehoshua. Tendo descido envolveu-o num lençol e depositou-o num sepulcro aberto na rocha, no qual ninguém ainda tinha sido sepultado. ... e estava por raiar o Sábado”. Estes versos logicamente fixam uma questão: que dia da semana era este chamado “Sábado”? Que dia era este chamado de “preparação”?

     De acordo com o quarto mandamento do decálogo, como se encontra em Êxodo 20:8-11, o sétimo dia da semana está designado como sábado, o qual segue-se chamado até hoje de sábado. Portanto, se o sábado mencionado em Lucas 23:54 era o sétimo dia da semana (de acordo com o 4º mandamento) bem poderia ser determinado que a sexta-feira (o dia anterior ao sábado) fosse o dia da preparação, mencionado neste mesmo verso. Assim que, por este raciocínio e relato da Escritura, parece que HaMashiach foi crucificado e sepultado na sexta-feira, precisamente antes do pôr-do-sol.

     Esta é a conclusão comumente aceita e, aparentemente, tem fundamento bíblico. Se esta conclusão é correta, HaMashiach não cumpriu a profecia que disse, relacionada a si mesmo. Porque se ressuscitou no domingo de manhã, como geralmente se crê, ele esteve no túmulo somente duas noites e um dia: sexta-feira de noite (uma noite), o dia de sábado (um dia) e sábado de noite (duas noites). Ainda se contássemos o curto período entre o tempo que foi posto no túmulo e o pôr-do-sol como mais um dia, a conta só mudaria para dois dias e duas noites, ou seja, um dia e uma noite menos que o tempo que HaMashiach disse que permaneceria no túmulo. E se não esteve ali o tempo completo que ele prometeu, foi um impostor, porque ele assegurou que este seria o único sinal dado. Qualquer tentativa de contar alguma parte do dia de domingo como outro dia completo, no qual HaMashiach poderia ter estado no túmulo antes de ressuscitar, teria que ser rejeitada, porque o anjo (de acordo com o relato de João 20:1) disse as mulheres que foram ao túmulo antes da saída do sol, que Yahushua já havia ressuscitado e já havia saído. João especifica no seu evangelho que a visita foi feita “... Quando ainda estava escuro”. Portanto, devemos estar seguros de que há algum equívoco com a teoria da morte no madeiro na sexta-feira e da ressurreição no domingo pois Yahushua é o verdadeiro Mashiach e sempre disse a verdade. Assim, é necessário investigar mais profundamente, para encontrarmos uma explicação harmoniosa e real para estes acontecimentos.


QUANDO YAHUSHUA HAMASHIACH DEIXOU
O TÚMULO


     Antes de responder a pergunta do subtítulo, faremos outra: quando HaMashiach foi colocado no túmulo?

     Procederemos desse modo para melhor entendermos e obtermos respostas claras, porque o tempo em que HaMashiach foi posto no túmulo pode ser determinado considerando-se primeiramente o momento em que ele rompeu sua sepultura. A ressurreição do Mashiach, levantando-se dos mortos foi um acontecimento maravilhoso. Todos os escritores, inspirados pelo espírito de santidade de YHWH,  dos evangelhos, testificam o fato da ressurreição, porém, surpreendentemente, nenhum deles menciona o minuto exato em que houve este acontecimento. Não é correto dizer que a Palavra não nos dá bastante informação sobre o tempo da ressurreição, ou seja, o dia e a parte exata do dia em que ocorreu.

Transcrevamos exatamente o que cada escritor do evangelho nos diz sobre a ressurreição:

MARCOS:
“... no primeiro dia da semana, de manhã cedo, chegaram ao sepulcro quando o sol já havia saído. Mas olhando, viram revolvida a pedra, a qual era muito grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido de uma túnica branca, e ficaram assustadas. Ele disse-lhes: Não está aqui, eis o lugar onde o depositaram”. [Marcos 16:2-6] 
Nota-se que Marcos não da nenhuma indicação do tempo em que Yehoshua saiu do túmulo. Somente diz que algumas mulheres fizeram uma visita ao túmulo “ao sair do sol”, unicamente para saber que HaMashiach não estava ali.

JOÃO:
“E no primeiro dia da semana, foi Maria Madalena ao sepulcro, de manhã, sendo ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi Ter com Simão Pedro e com outro discípulo, a quem Yehoshua amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram. Partiu então Pedro com outro discípulo e foram ao sepulcro. Corriam ambos juntos, mas o outro discípulo corria mais do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Tendo-se inclinando viu os lençóis postos no chão e o sudário que estivera sobre a cabeça de Yehoshua, o qual não estava com os lençóis, mas dobrado num lugar a parte”. (João 20:1-7)
Que nos ensina esta passagem de Escritura? Deixa claro que João também não revela quando HaMashiach deixou o túmulo. Limita-se a dizer que os que foram ali antes da luz do sol (quando estava ainda escuro) viram tão somente “a pedra retirada” e que Yahushua já não estava. Note que esta visita foi feita mais cedo que a relatada por Marcos.

LUCAS:
“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. E acharam a pedra do sepulcro revolvida. E entrando, não acharam o corpo do Senhor Yahushua. E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões, com vestidos resplandecentes. E estando elas atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Porque procurais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia”. [Lucas 24:1-6]
Tão pouco Lucas dá algum indício de quando HaMashiach partiu do sepulcro. Somente confirma o relato dos outros escritores: que HaMashiach já havia saído quando as mulheres chegaram. Porém devemos observar que não lemos o relato da ressurreição que nos mostra Mateus no seu evangelho.

MATEUS revela o tempo:
“No findar do Sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste alva como a neve. E os guardas tremeram espavoridos, e ficaram como se estivessem mortos. Mas o anjo, dirigindo-se ás mulheres, disse: Não temais; porque eu sei que buscais a Yahushua, que foi morto no madeiro. Ele não está aqui: ressuscitou, como havia dito. Vinde ver onde ele jazia”. [Mateus 28:1-6]
Nestes versos encontramos que Mateus acrescenta uma informação muito importante referente ao acontecimento, não encontrando contradição alguma no seu relato. Mateus é o único escritor de Evangelho que assinala o tempo de ressurreição. Ele escreve de uma visita feita ao túmulo antes de começar o primeiro dia da semana: “No findar do Sábado, ao entrar o primeiro dia da semana...” Ele não diz exatamente quanto tempo antes que o dia seguinte começasse, porém está definido que foi á tarde, na última hora do Sábado semanal.

Isto explica completamente porque HaMashiach não estava no túmulo quando o visitaram de manhã ou de madrugada, depois do sábado (ao começar o primeiro dia da semana, hoje chamado domingo).
As mulheres, no relato de Mateus, estavam ali (nas redondezas pelo menos) no tempo da ressurreição, porque Mateus relata que “houve um grande terremoto: porque o anjo do Senhor, descendo do céu e chegando, havia revolvido a pedra e estava sentado sobre ela...”. Elas, no entanto, não viram realmente que HaMashiach foi levado do túmulo.
Note-se que Mateus detalha o tempo de ressurreição com duas expressões diferentes: “no fim do sábado” e “quando começava a amanhecer o primeiro dia da semana” ou “ao entrar o primeiro dia”. Estes são sinônimos, já que o sábado termina no pôr-do-sol. (Leia Gênesis 1)


O SIGNIFICADO DA PALAVRA “AMANHECER”

     A palavra amanhecer em Mateus 28:1 merece uma explicação. Embora seja aplicada usualmente como “manhã”, na linguagem bíblica neste caso específico, não indica o tempo de saída do sol, mas o começar de um dia completo de 24 horas.

     Primeiramente, Mateus acaba de dizer que era “No fim do sábado...”, isto porque, o sábado termina no pôr-do-sol, portanto, seria impossível neste caso, a palavra “amanhecer”, significar o romper do sol, porque o sol não se levanta senão 12 horas mais tarde. Não poderia ser o fim do sábado e a manhã de domingo ao mesmo tempo.

     Em segundo lugar, a palavra “amanhecer” foi usada aqui como um verbo e não como um sujeito.
Note-se que as palavras não são: “... no amanhecer” mas “...quando começava a amanhecer...” ou “...ao entrar o primeiro dia...” Como verbo, o dicionário de Webster define a palavra amanhecer: ”começar a aparecer, desenvolver, dar promessa, primeira aparência, princípio...”

     Portanto, devemos entender que a ressurreição aconteceu quando o primeiro dia da semana estava perto, iniciando, começando a aparecer, quando o crepúsculo e a grande escuridão deram promessa de um novo dia que iria começar; porém definitivamente antes do findar do sábado semanal.

     O termo amanhecer nesta passagem deriva-se da palavra grega “epiphosko”. O “Greek and English Lexicon of the New Testament” de Parkhurst define: “aproximar-se, como o sábado israelita, que começa na tarde”. Para confirmá-lo consulte Levítico 23:32 e Neemias 13:19.



Igreja de Deus em são paulo



Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP