Tecnologia do Blogger.

A morte do Messias e as Contradições (4)


O TEMPO QUE ESTARIA NO SEPULCRO

     Agora prosseguiremos nosso estudo considerando versículos relacionados com o tempo do sepultamento de HaMashiach. Esse tempo é referido nos Evangelhos de três modos diferentes, como segue:

1- Yahushua “estaria três dias e três noites no coração da terra” (Mateus 12:40)
2- Ele “ressuscitou ao terceiro dia” (Mateus 16:21 e ver também 17:23 e 20:19 e Lucas 9:22)
3- Yahushua havia dito: “depois de três dias me levantarei outra vez” (Mateus 27:63 e Marcos 8:31)

     Sabendo que a Palavra de YHWH é divinamente inspirada e sem contradição, deve existir completa harmonia entre estes três períodos de tempo designados, e especialmente entre os termos: “ao terceiro dia” e “depois de três dias”. E aqui temos: a referência (nesses versículos) sobre o tempo que HaMashiach estaria no túmulo, de nenhuma maneira se põe em evidência ou contradiz a doutrina da morte no madeiro na quarta-feira e ressurreição no fim do sábado (justamente antes do crepúsculo). Os versículos harmonizam com esta verdade de modo maravilhoso e mostram a exatidão da Palavra de YHWH.


“RESSUSCITADO AO TERCEIRO DIA”

     Como pôde Yahushua ter estado no túmulo três dias e três noites e ressuscitar no terceiro dia? Esta pergunta é facilmente respondida. Ele foi posto no túmulo numa quarta-feira (antes do crepúsculo). Vinte e quatro horas mais tarde se cumprem justamente antes do crepúsculo de quinta-feira, o qual marca o primeiro dia que estava no túmulo. Contando da mesma maneira, sexta-feira foi o segundo dia e o sábado (antes do crepúsculo – 72 horas mais tarde) foi o terceiro dia. Dias completos de 24 horas que ele esteve sepultado, para sair do sepulcro no sábado semanal justamente antes do crepúsculo.


“DEPOIS DE TRÊS DIAS”

     Outra vez: como Yahushua poderia ter ressuscitado ao terceiro dia e ao mesmo tempo deixar o túmulo depois de três dias? Esta é a resposta: De acordo com Mateus, HaMashiach deveria estar no túmulo três dias e três noites (72h). Assim cumprindo este período de tempo, diz-se depois, que ele havia estado ali três dias. Ele não se levantou antes que os três dias expirassem. Porém, sobrava um tempo de claridade ainda do dia, depois que passou o tempo especificado e o crepúsculo terminara, para que fizesse sua saída do túmulo e fizesse-a no terceiro dia. Portanto, achamos perfeita harmonia nas três definições de tempo, tudo em seu exato minuto, como sabemos que YHWH tudo o faz. B’ Hashem!



“O TERCEIRO DIA DESDE...”

     Há mais uma referência no fator tempo, que está ligada a morte e ressurreição de HaMashiach. Esta foi feita por um dos homens que iam caminhando para uma vila chamada Emaús,  no dia seguinte da ressurreição, enquanto Yahushua (não o identificaram logo) juntou-se e andou com eles. Iam, desconsolados, falando dos acontecimentos recentes que envolviam a morte e ressurreição de Yahushua, quando disse: “E nós esperávamos que fosse ele que remisse Yisrael, mas agora, sobre tudo isso, hoje já é o terceiro dia que estas coisas aconteceram...” (Lucas 24:21).

     Notamos anteriormente que em vários versículos está relatado que Yahushua ressuscitaria no terceiro dia depois de sua morte no madeiro e sepultamento. Se este terceiro dia mencionado por um dos discípulos que iam a Emaús era o terceiro dia depois de que Yahushua foi posto no túmulo, a conclusão seria que a ressurreição ocorreu no primeiro dia da semana. Isto apresenta uma direta contradição com os relatos considerados em outros versículos da Palavra de YHWH. Um deles, ao sinal de Jonas, e o outro: o relato feito por Mateus de que HaMashiach não foi encontrado no túmulo no final do sábado. Observaríamos ainda, que este não é um relato contraditório feito por Lucas 24:21, como se pode ver observando exatamente o que diz no versículo que estamos considerando.

     Quando o analisamos podemos ver que não somente NÃO É UMA CONTRADIÇÃO, mas que é impossível que o domingo tenha sido “o terceiro dia desde que”, “o depois” seguindo o dia da morte no madeiro de HaMashiach. Por quê? Porque se o domingo (primeiro dia da semana) foi o terceiro dia depois da morte no madeiro, não teria acontecido na sexta-feira, deveria ter ocorrido na quinta-feira, porque se o domingo era o terceiro dia depois, então seguindo o raciocínio anterior, ou seja, contando para trás – o sábado seria o segundo dia e a sexta-feira o primeiro dia depois da morte no madeiro, não o dia do acontecimento.

     Seria absurdo e fora de harmonia com o entendimento comum e a dicção gramatical, dizer que o dia em que HaMashiach, foi morto no madeiro, era o primeiro dia depois (ou desde) que foi feito. Isto não tem sentido. Certo?


     Agora, mostraremos, analisando o que o discípulo disse, que nem complica o assunto, nem faz de modo nenhum contraditório aos relatos de outras partes da Palavra de YHWH. Embora o versículo que citamos seja usado geralmente para fundamentar a crença de que HaMashiach ressuscitou no domingo, não o confirma. O discípulo não disse “... hoje é o terceiro dia depois da crucificação e morte de Yahushua...” ele disse assim: “... hoje é o terceiro dia que isto aconteceu...” de tal modo que o primeiro é indispensável definir a que se refere: “que isso aconteceu” (Lucas 24:21).

     Aparentemente os homens estavam falando de outras coisas além da morte no madeiro e sepultura de Yahushua, porque lemos no verso 14: “E iam falando entre si de todas aquelas coisas que tinham acontecido...”. Isso havia incluído tudo o que havia sido feito em relação à morte e sepultamento de Yahushua. Algo que foi feito por último, constituiu no selamento da pedra que fechou o túmulo e o estabelecimento da guarda que cuidou do sepulcro com severa vigilância, e conclui-se no dia seguinte de sua morte, que era quinta-feira (o selamento e a vigilância), como a leitura dos seguintes versos: “E no dia seguinte, que é o dia seguinte depois da preparação, reuniram-se os príncipes e sacerdotes e os fariseus em casa de Pilatos, dizendo: Senhor lembramo-nos de que aquele enganador, vivendo ainda, disse: Depois de três dias ressuscitarei. Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia, para que não venham seus discípulos de noite e o furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e assim o último erro será pior do que o primeiro”. E disse-lhes Pilatos: “tendes a guarda, ide guardai-o como entenderdes. E, indo eles asseguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra”. [Mateus 27:62-66]. Assim, o tempo a contar dos dias posteriores, seria desde o dia em que a última coisa foi feita, relacionada com a morte no madeiro, e esta era a que acabamos de assinalar: o selo do túmulo e o estabelecimento da guarda. Acontecimento ocorrido na quinta-feira. De tal maneira que a sexta-feira havia sido o primeiro dia depois; o sábado o segundo dia depois e o domingo o terceiro dia depois de que “todas estas coisas aconteceram”.

OUTRAS VERSÕES ESCLARECEM

Nem todos costumam aceitar as verdades da Palavra de YHWH sem alguma resistência. Na verdade, a grande maioria não aceita mesmo, ainda que se lhes prove com muitos argumentos. Assim, decidimos incorporar mais este pensamento, baseado em outras versões que, sem dúvida, serão um reforço a mais no assunto. Lucas 24:21:

“E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Yisrael; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram”. (Versão Almeida Revista e Corrigida). Conforme já explicado, esta passagem, de forma em que foi traduzida e considerando-se os três dias e as três noites, poderiam nos levar a entender que Yahushua teria morrido na quinta-feira, pois ai sexta seria o primeiro dia; sábado, o segundo e domingo, o terceiro dia. Todavia, vejamos o mesmo texto em outras versões:

“são agora três dias desde que estas coisas ocorreram...” (El Nuevo Testamento del Siglo Veinte)

“e eis aqui três dias tem passado desde que todas estas coisas ocorreram...” (Versão Peshitto Siríaca). Obs: esta versão é considerada a mais antiga do mundo, antes mesmo que qualquer texto grego conhecido pelo homem.

“... hoje (são) três dias desde que todas estas coisas aconteceram”. (The Curetonian Syriac) outro antigo manuscrito.

Conclusão: Nenhuma dessas conceituadíssimas versões, dizem que aquele “domingo” fosse o terceiro dia, mas que já haviam passado três dias, o que, sem dúvida, muda a situação.

POR QUE DESTE ESTUDO?

     Porque estudamos este assunto com todos os detalhes? Faz realmente alguma diferença o dia em que HaMashiach foi morto no madeiro e o dia em que ele ressuscitou? Não é certo que a coisa mais importante é crer que Yahushua morreu por nós e ressuscitou para que tenhamos vida eternamente! Sim, é verdade o que ele fez por nós é vital e importante, e, independente dos fatores incluídos, é de maior importância que o fator tempo. Porém, visto que outros fatores estão incluídos, o elemento tempo também é vital. Além disso, dá grande satisfação saber que cremos e ensinamos a verdade doutrinal, já que é a falta de entendimento sobre este assunto que tem conduzido a muitos falsos ensinamentos.

A OBSERVÂNCIA DO DOMINGO – UM FALSO ENSINAMENTO

     Sustentamos que a observância do domingo como dia de repouso e adoração, tem seu princípio derivado do ensinamento de que Yahushua ressuscitou dos mortos num domingo, o qual deixa esta doutrina sem base, quando vemos que as Escrituras realmente trazem o que diz respeito ao fator tempo da morte no madeiro e ressurreição do Mashiach. Quando lhes perguntamos por que observam o domingo como sábado, a maioria responde: porque Yahushua ressuscitou nesse dia. Essa é a causa que vemos das pessoas mudado o mandamento de UL, e perdendo Sua Divina benção, por um mal entendido (ou falta de conhecimento da Sua Palavra sobre o verdadeiro tempo da ressurreição). Por isso a necessidade de preparar e publicar este estudo.

O PROFETA DANIEL DISSE: “... haveria um poder (humano) que mudaria os tempos e a lei...” (Daniel 7:25). Uma prova disso é que o domingo substituiu o sábado como dia de repouso do trabalho e se tornou dia de adoração. Essa mudança foi feita por homens, porque não há mandamento escritural para a mudança. É perigoso adaptar nosso culto á UL e a HaMashiach de acordo com a doutrina humana e estabelecer nossa fé de acordo com os ensinamentos dos homens. Yahushua chamou isso de vã adoração. Ele disse: “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas e mandamentos de homens...” [Mateus 15:9]. Assim, se pudesse se provar que Yahushua ressuscitou no domingo (o que não pode ser), isto não constituiria uma base para mudar o mandamento de observar o sábado como dia de repouso, e estabelecer um novo dia para descanso e oração, porque não há nenhuma insinuação na Palavra de YHWH de que o dia no qual HaMashiach ressuscitou seria consagrado, santo, sagrado ou dia santificado ou ainda um dia usado para culto público ou privado, ou para repouso. Não há a mínima insinuação escritural de que o dia da ressurreição de HaMashiach fosse recordado ou celebrado de algum modo especial. Portanto, o tempo da ressurreição de HaMashiach não dá nenhuma razão para guardar o domingo ao invés do sábado.


A OBSERVÂNCIA DA CHAMADA “SEXTA-FEIRA SANTA”

     Outro resultado do falso ensinamento sobre a morte e ressurreição de HaMashiach é a “Sexta-feira Santa”. Cada ano a maioria das “igrejas” tem um serviço especial na sexta-feira anterior à chamada Páscoa Florida (domingo da ressurreição). Este dia é designado como “Sexta-feira Santa” e é lembrado como o dia da sua morte.

......................................................................

     Depois de ter lido até aqui neste tratado sobre este assunto, e havendo comparado cuidadosamente os relatos feitos com a Palavra de YHWH, não é difícil ver que não há fundamento escritural para a observância festiva desse dia. É verdade que HaMashiach ensinou que deveríamos recordar sua morte. Para isso ele mesmo instituiu uma cerimônia que cobrisse esse propósito, ao qual Paulo se refere como “A CEIA DO SENHOR” (1Coríntios 11:20). E essa é uma noite em que se tomam o pão sem fermento e a sangria das uvas, símbolos do seu corpo rompido e seu sangue derramado. Yahushua HaMashiach instituiu esse serviço durante a noite em que foi traído (a mesma noite do dia em que foi morto no madeiro (na parte escura da Páscoa judaica) e não no dia em que ressuscitou. Portanto, tomar a comunhão no domingo é também sem justificação Escritural. Parece que os que creem que HaMashiach foi crucificado na sexta-feira deveriam ao menos tomar a comunhão nesse dia (porém, tão pouco é assim).

     A “Sexta-feira Santa” é outra instituição dos homens. HaMashiach não foi morto na sexta-feira, como claramente mostramos (mas sim, na quarta-feira). De qualquer forma, isto não significa que a quarta-feira é o dia que se deve observar sempre como o dia da sua morte. A data do sacrifício é a mesma (14 de Abib), porém o dia da semana em que cai é variável.

......................................................................

SOBRE O DOMINGO DA PÁSCOA (OU DIA DA RESSURREIÇÃO)

     Visto que mostramos que HaMashiach não ressuscitou no domingo, não há razões escriturística para a observância do “Domingo de Páscoa”, embora pela tradição seja um dos dias mais importantes e especiais na maioria das “igrejas” da cristandade. Demonstramos que HaMashiach ressuscitou no túmulo antes do crepúsculo do sábado, ou seja, o dia que precede o domingo. As cerimônias religiosas do “Domingo de Páscoa”, efetuadas antes da saída do sol, são completamente antibíblicas. Não há exemplo, mandato ou ensinamento na Bíblia para a celebração da ressurreição de HaMashiach e assim já o demonstramos. Observar a Páscoa como um dia especial, sagrado, religioso e celebrá-lo (entre outras coisas) escondendo ovos (e suas cascas) coloridos para que as crianças procurem, fazendo as crer que os coelhos os puseram, é muito inconsciente, pra dizer o mínimo. É engano e um infamante pecado.

CONCLUSÃO

     Apresentamos a verdade relativa ao fator tempo na morte e ressurreição do Mashiach, porque pensamos que é importante. Yahushua para provar sua afirmação de ser HAMASHIACH, colocou como único sinal, o sinal de Jonas (Mateus 12:38-40), onde determinantemente ele expressa que estaria no túmulo “três dias e três noites”. Com o entendimento adquirido, conte você da tarde do dia de quarta-feira (hora em que HaMashiach foi posto no túmulo) até a tarde de sábado (hora que Yahushua ressuscitou) e terá perfeitamente o cômputo do “sinal de Jonas: três dias e três noites”. Que maravilhosa harmonia e completo cumprimento encontramos na Palavra de YHWH, quando temos o devido entendimento!

     Vocês estão convidados para fazer o que a Palavra de YHWH nos diz das pessoas de um lugar chamado Bereia. Elas foram: “mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda solicitude, esquadrinhando todos os dias as Escrituras, SE ESTAS COISAS ERAM ASSIM...” [Atos 17:11]. Investigue a Palavra, estude-a cuidadosamente, de modo que você esteja pessoalmente convencido de que interpretamos corretamente a Palavra de YHWH.

FIM




igreja de Deus em são paulo

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP