Tecnologia do Blogger.

O Céu é Utopia




"Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1.516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespúcio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha em 1.503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita.
O 'utopismo' consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem".


De acordo com a versão de vários historiadores sobre a inspiração de More, para conceber esse conceito podemos entender não como desejo quimérico apenas, mas como otimismo. Ouvir narrações acerca de um lugar maravilhoso - como nós mesmos sabemos que é -, paradisíaco e inabitado, poderia trazer esperança ao seu coração e ver as coisas do jeito que ele gostaria que elas fossem, e que sabia que poderiam ser. Isso não se trata de fantasiar uma realidade hipotética somente, mas a esperança de realização dessa crença.

More bem podia desejar viver numa realidade diferente da qual vivia. Católico, fiel à sua crença, negou-se a reconhecer Henrique VIII como cabeça da igreja na Inglaterra, discordou veementemente do seu divórcio por fidelidade às escrituras e por isso foi condenado à morte por decapitação. É considerado pela Igreja Católica como modelo de fidelidade à Igreja é à própria consciência, e representa a luta da liberdade individual contra o poder arbitrário.

 Pois é, ao contrário da forma que empregamos habitualmente, utopia não remete ao irrealizável, mas ao desejável distante do quadro real. É por isso que o céu é utopia.

A realidade que vivemos neste mundo é muito distante do mundo ideal que desejamos, por mais que haja coisas que nos agradem, mas no geral nunca nos satisfaremos com elas, porque a alegria que o mundo nos trás dura tanto quanto uma barriga cheia, e até quando a fome encontra banquete?

Para nós cristãos, a esperança da sociedade ideal está no céu, o lugar novo e puro que abriga a sociedade perfeita, lugar que Cristo prometeu após sua morte que iria preparar para nós(João 14:3).
Que o nosso coração não se conforme com a realidade que vivemos aqui, nos entregando aos destrutivos prazeres efêmeros, mas que desejemos mais: o céu. Então conservaremos nossa alma.
Eu quero viver essa utopia, e você?

P.S.: Quer conhecer um pouquinho da história de Thomas More? Assista o filme: O Homem que Não Vendeu a Sua Alma(1.966).



fonte: são só retalhos

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP