Tecnologia do Blogger.

Moshé, Uma Figura de Yahushua




I. Somente no caso de que você queira conhecer um pouco sobre o Mashiach na Parasha, gostaríamos de compartilhar com você como nós determinamos se uma pessoa ou narrativa da Torah contém um ensinamento referente a pessoa e obra do Mashiach. 

Enquanto lemos a Torah, sempre que você vê 
1) figuras de ressurreição,
 2) figuras de vida renovada como resultado da libertação de morte iminente e  
3) figuras de vitoria e vida renovada como resultado de morte, sabemos que a Torah está nos dando um ensinamento (pista) referente ao Mashiach. 

Chamamos isto de: temas da ressurreição e da vida, e estão especialmente reforçados quando estão associados de alguma maneira ao número três. 


A. As primeiras coisas VIVAS (plantas, ervas, etc.) foram criadas no TERCEIRO dia! Isto não é estritamente vida da morte; contudo, o principio de vida vindo de um estado onde não há vida é claro.

B. A figura da Torah da ressurreição do Mashiach é encontrada nos dias kadoshim. O dia kadosh que é uma sombra da ressurreição de Yahushua é o TERCEIRO día kadosh, o dia da Oferenda Mexida do Omer (Levítico 23)! A oferenda dos feixes de cevada no dia depois do Shabbat que ocorre durante a semana dos pães sem fermento é uma figura profética da ressurreição do Mashiach. 
C. Yonah, que esteve no ventre do grande peixe deveria ter morrido. Mas no TERCEIRO dia ele saiu VIVO! 

Verdadeiramente, "tragada é a morte na vitória" 

D. O atar de Yitzchak encontrado em Bereshit 22—Abraham deveria oferecer seu filho Yitzchak como uma olah (oferta queimada). Embora YHUH de fato o preveniu de sacrificar a Yitzchak no TERCEIRO dia, a forma como a Torah relata a história sugere que Yitzchak morreu e foi RESSUSCITADO. 
Por isso é que Hebreus 11:17-19 diz que Abraham recebeu a Yitzchak dos mortos mediante ressurreição figuradamente!

II. Este outro exemplo lhe mostrará por que sabemos que a vida de Moshé é uma figura do Mashiach. Leia Éxodo 2:1-10. 
• Qual foi o decreto do Faraó referente ao nascimento de bebês varões? Todos os bebês varões deveriam ser atirados para morrer no rio Nilo. 
• Isso deveria acontecer a Moshé? Sim, iria morrer. 
• Por quanto tempo a mãe de Moshé o escondeu? três meses. 
• Ao tomar a Moshé das águas do rio Nilo, que fez a filha do Faraó? Ela resgatou alguém que iria morrer e lhe deu vida.


• Então vemos que a Torah tem descrito uma figura de um menino, Moshé, que supostamente morreria. Sua mãe o escondeu por TRÊS meses, então ela obedece a ordem de Faraó lançando-o na água (no cesto). Mas a sentença de morte do Faraó foi cancelada quando sua filha tirou Moshé para fora do rio, e lhe foi dada VIDA! Esta historia nos ensina que a vida de Moshé será uma sombra do Mashiach. 

• Moshé se aproximou do Faraó com três sinais sobrenaturais; 1) transformando sua vara em uma serpente, 2) fazendo sua mão “leprosa,” e 3) transformando a água em sangue.


Pense no sinal do Mashiach e responda, como todos estes sinais estão associados tematicamente? Todos os três sinais demonstram que Moshé tinha o poder sobre a vida e a morte em sua mão. Ele trouxe um objeto morto (a vara) à vida como uma serpente. Embora sua mão tenha ficado “leprosa” (um símbolo de morte), ele foi capaz de restaurá-la (vida). Ele pegou a água (símbolo de vida) e a transformou em sangue (normalmente símbolo de vida, mas neste contexto é morte.) Moshé demonstrou o poder da VIDA sobre a MORTE! 

Em uma de suas mais específicas predições, Moisés declarou que Deus levantaria um outro profeta judeu no futuro, cuja vida seria semelhante à sua. Esta profecia de Moisés, de que o Messias seria como ele, é importante para Israel, a fim de determinar as credenciais do Messias. Moisés profetizou: “O Senhor seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no” (Dt 18.15). 


A. Através de todo nosso estudo da Torah, temos visto como a vida de Moshé muitas vezes pré-figura a vida do Mashiach Yahushua. Sabemos que Moshé ia morrer em breve. Moshé proferiu estes discursos nas últimas cinco semanas de sua vida. Como está este cenário associado tematicamente a Yahushua? 

Antes da morte de Yahushua, Ele também reuniu Seus talmidim (discípulos) para dar-lhes Suas instruções para sua partida. Em Yochanan 13-17, Yahushua fez o último “discurso” para Seus discípulos, plenamente consciente do fato de que Ele iria morrer em breve. 

III. A palavra Hebraica para "palavra" é davar. Como sabemos, o título do quinto livro da Torah é Davar, o qual é tomado das primeiras Palavras de Devarim 1:1—Estas são as Palavras. Agora leia Yochanan 1:1. Note como Yochanan declara que no princípio era a palavra. Sabemos que Yochanan era hebreu e falava Hebraico. Portanto, sabemos que em Hebraico, ele disse: “No princípio era a davar. Mais adiante, em Yochanan 1:4, declara que em Yahushua, hadavar (a palavra) era vida! Como você pode ver, um grande ensinamento Messiânico está pronto para ser revelado.

A. Em I Yochanan 1:1, Yochanan declara que tinha sentido a palavra de Vida—hadavar de Vida. Note uma vez mais essa palavra (davar) e vida estão tematicamente ligadas. Nos deveríamos perguntar imediatamente, que palavra e que vida? Para responder a esta pergunta, necessitamos entender o verdadeiro propósito para a Torah. Então divirjamos aqui por um momento e discutamos o verdadeiro propósito da Torah (Ley). 

IV. Aqui está uma lista curta da função/propósito da Torah como é apresentada na Brit Chadasha.

• Matityiahu 5:17-21—Yahushua declara que a Torah serve como diretriz para o estilo de vida de Seus discípulos, para quem obedecia e/ou desobedecia, determinará sua futura posição no Reino. Toráh demonstra o estilo de vida. 
• Romanos 10:4—Shaul declara que a meta/propósito final da Torah era dirigir Israel a Yahushua o Mashiach. A Torah nos dirige ao Mashiach. 
• Romanos 7:7—Shaul declara que a Torah define pecado. A Torah ensina o que é limpo e não limpo, correto e incorreto, bem e mal, que causa morte e que traz vida. 
• Gálatas 3:23—Shaul declara que a Torah foi dada para preservar a nação até que o Mashiach venha. A Torah preserva as vidas dos indivíduos até que Eles cheguem a conhecer o Mashiach. 
• Lucas 24:44 & Yochanan 5:39, 46—Yahushua explicitamente declara que a Torah ensinou acerca dEle. A Torah nos ensina sobre o Mashiach e Seu papel na redenção. 
• Romanos 5:20—Shaul declara que a Torah foi dada por causa do aumento do pecado. A Torah tem um efeito específico sobre o pecado nas pessoas. 

Como você pode ver claramente, a Torah tem muitas funções/propósitos e papeis. Algumas vezes toma um papel de ensinamento de maneira que nós possamos aprender sobre o Mashiach. Algumas vezes toma uma função de descrever/demonstrar o estilo de vida dos discípulos de Yahushua. Algumas destas funções são maiores que as outras? Há mais funções? Penso que sim. Eu não tenho nenhum problema com nenhuma destas definições da Torah. Depois de tudo, estas são definições da Brit Chadasha. Contudo, eu penso que a melhor maneira de entender a função/propósito da Torah é ir a Torah mesmo e ver o que ela diz. Embora os autores da Brit Chadashá ressaltaram numerosos propósitos/funções da Torah, devemos recordar que Eles escreveram para pessoas que já sabiam seu propósito mais fundamental. Vejamos qual é. 

A. Por favor leia Levítico 18:5— 5Portanto guardareis Meus estatutos e Minhas ordenanças, os quais fazendo o homem, viverá neles: Eu sou YHVH. Este versículo é o primeiro lugar onde O Kadosh nos dá o propósito de guardar sua Toráh (estatutos e juízos). Lembre-se, a palavra Toráh simplesmente significa as instruções (não leis) dO Kadosh. Qual era a intenção de Moshé ao dizer “fazendo [Eles] o homem, viverá nEles?” Este versículo me confundia. Quase soa como se ele está dizendo: “Se vocês me escutam, vocês me ouvirão.”

B. No Pashat, o nível literal de interpretação, ele quer dizer isto: 
Se você obedece minha Toráh, você terá VIDA física! 
Isso é tudo. Soa demasiadamente simples?


Estas profecias foram cumpridas em detalhes na vida, morte e ressurreição de Jesus. “Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: ‘Sem dúvida é o profeta que deveria vir ao mundo’” (Jo 6.14).


Quando Felipe encontrou Natanael, disse-lhe “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José” (Jo 1.45). Yahushua nusrotiy, ben yossef.

 - Em seu discurso de defesa, o mártir Estevão declarou que Jesus era o Messias prometido: “Este é aquele que Moisés disse aos Israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu” (At 7.37) 


BARUCH HASHEM  

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP