Tecnologia do Blogger.

No Céu Seremos Assexuados Como Os Anjos? Não!!!



Muitos usam o texto de Mateus 22: 23-33 onde diz: "Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.". Esse texto serve de base para dizer que seremos transformados em seres assexuados como os anjos?

Aqui trabalharei a hermenêutica (interpretação bíblica) e critica textual.

A Discussão é sobre a ressurreição que os saduceus não acreditam. 23 Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:

Então o foco é a ressurreição e não a sexualidade dos humanos, assim eles chegaram ate o Messias e indagaram uma proposta com uma historia para ver como ele saia desta situação.

25 Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão.
26 A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo.
27 Finalmente, depois de todos, morreu a mulher.
28 Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?" 


Sendo bem clara a pergunta foi. Se existe ressurreição quem vai ser o marido dela, já que foi casada com todos os 7 irmãos? A pergunta não foi sobre o casamento NO CÉU. Foi sobre a ressurreição e a ressurreição é dada aqui na terra.

Mas muitos ainda insistem em acreditar que nesta passagem se fala de que seremos assexuados no céu, quando também a mesma passagem não atesta sobre a vida ETERNA no céu.

( eu não quero ser igual a anjos no céu, porque o anjo não é imagem e semelhança do criador, caso assim fosse estaria me diminuindo o valor que tenho para o Eterno, somos maiores porque somos a imagem e semelhança)

Em gênesis 1:27 que diz “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. MACHO e FÊMEA os criou”, igual a uma formula matemática Homem = homem e mulher ai aparece a imagem do ETERNO. É soma dos 2 que a imagem do criador aparece.

( interessante pensarmos que no inicio na criação mesmo com a presença do Eterno em toda a tarde no Éden, Adão se sentiu só. Então é a prova que mesmo com a presença do eterno ainda lhe faltava algo. Ai o senhor lhe fez a mulher. Esta sim, é osso dos meus osso e carne da minha carne.) confirmando mais ainda a proximidade dos seres. O União de 2 seres (casamento) foi a melhor coisa o eterno fez, e porque ele na ressurreição ele tiraria isso?)


"Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher" (1 Coríntios 11:11). Acredito que este ensinamento não se aplica apenas nesta vida, mas também depois da morte. Já que o homem só é completo com a mulher ao seu lado, e a mulher só é completa com seu marido, o casamento é essencial para a progressão espiritual após a ressurreição.

Uma análise cuidadosa do grego confirma que as frases "casar" e "dar em casamento" se referem ao ato de se casar, e não ao estado de “estar já casado”. "Casar" nestes versículos é "gameo" em grego, que significa "casar-se". "Dar em casamento" é "ekgamisko", que significa "dar uma filha para casar-se". Se Mateus quisesse referir-se ao estado de "estar já casado", ele provavelmente teria utilizado o grego "gamésas" ("estar casado"), como em 1 Coríntios 7:33.


Mas veremos agora para contrapor a este texto a mesma passagem em Lucas 20: 34-36
E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe,
Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão.
Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos;
E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos.
E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos.
E por último, depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram?
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.



A ideia de Mateus nos dar uma pequena impressão que não vamos casar mais, porque seremos assexuados. Mas quando vemos em Lucas ele explica melhor e mais detalhista e deixa claro o motivo, falou de seremos ETERNOS iguais aos anjos que ESTAR no céu.

Agora vamos para a tradição judaica, A lei do levirato (em hebraico: yibum) é ordenado em Deuteronômio 25:5-6 na Bíblia hebraica e obriga o irmão a se casar com a viúva de seu irmão falecido sem filhos, com o filho primogênito sendo tratado como do filho do falecido.

Era uma luta constante com a vida contra a morte, o nome e o sangue daquele individuo não poderia ser apagado da face da terra, assim garantiria a perpetuidade do nome do individuo.
Então o Messias não esta falando de sermos assexuados, mas de não se preocuparmos com a morte porque seremos eternos e teremos descendência eterna.


Algumas estudos complementares sobre este assunto



Colaboração do nosso amigo Hebreu Messiânico

Daniel de Marins  – (13 de maio de 2015 às 17:32)  

Então vou poder dar uma transadinha lá no céu?

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP