Tecnologia do Blogger.

ciência na bíblia 3

CIRCUNCISÃO PROTEGE CONTRA DST´s

A antiga norma da Circuncisão (Gênesis 17:11) sempre foi vista como um sinal religioso e uma cerimônia sem nenhum valor para a atualidade. Mas recentes pesquisas apontam para outra versão da norma religiosa.


“ E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós”. Gen. 17:11 – esta foi a primeira ordem relativa à saúde dos hebreus, que foi recebida por Abraão e depois perpetuado por israelitas e judeus. A norma parecia não ter significado algum, ou apenas relativizar questões cerimoniais de pureza.

A ordem é repetida no livro de Levítico 12:3 – “E, no dia oitavo, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio”. Este livro possui dezenas de regras cerimoniais da mesma categoria que a circuncisão e que se demonstram regras de sanitarismo e saúde.
“Dois testes realizados na África mostraram que a circuncisão pode reduzir pela metade o risco de transmissão de HIV. O resultado dos estudos, que foram conduzidos pelos Institutos Nacionais da Saúde, ligados ao governo dos Estados Unidos. A circuncisão estava sendo oferecida a oito mil homens nos dois países, como parte de um levantamento sobre a relação entre a operação e a Aids. As conclusões do estudo seriam divulgadas no ano que vem, mas os primeiros resultados foram tão positivos que os pesquisadores consideraram que seria antiético não realizar circuncisões nos homens que estavam sendo usados como referência para comparar a eficência do procedimento, o chamado grupo de controle”.(BBC)
Com essas descobertas mais uma afirmativa da Bíblia se demonstra não só verdadeira como atual.

A ordem Divina para Abraão vinha em circunstancias bastante peculiares pois o patriarca estava se instalando em um região considerada pagã e que possuía hábitos sexuais diversificados. Sodoma e Gomorra já haviam demonstrado neste mesmo período a corrupção sexual a qual chegara. Os povos ainda cultivavam outros hábitos sexuais com animais, e isto acarretava o surgimento de DST´s. Algumas destas doenças são de origem animal, adquiridas pelo contato sexual do homem com animais.

O mesmo livro de Levítico apontava para essa prática como sendo anti-higiênica, e com o risco de contaminação – Lev. 18:23 “nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele”.

Esses hábitos sexuais espalhavam vírus por toda a população e a circuncisão era uma forma de proteger os homens. Cortando o prepúcio, a pele do pênis fica por toda a sua extensão sendo epitelial (a pele do prepúcio é glandular) e dificultando o acesso de algum vírus.
Além disso a mulher também era favorecida pois em áreas como a palestina (antiga canaã) a água era muito escassa e o banho não era frequente. Muito material orgânico se juntava no prepúcio facilitando os fungos e bactérias. Desta forma o tecido glandular eliminado na circuncisão garantia uma penetração sem arrasto de material orgânico deteriorado ou carreando microorganismos.

Deus sempre se preocupou com a saúde da humanidade. Cada regra do Pentateuco e em especial de Levíticos visam a prevenção e a saúde.


veja a continuação dos outros post da ciência na bíblia.
ciencia na biblia 1
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia.html

ciência na bíblia 2
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-2.html

ciência na bíblia 3
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-3.html

ciência na bíblia 4
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-4.html

ciência na bíblia 5
http://prjoseiadrn.blogspot.com/2011/05/ciencia-na-biblia-5.html

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP