Tecnologia do Blogger.

Financiamento coletivo surge no mundo virtual


Sabe aquele projeto que você tem há um tempão guardado na gaveta por falta de dinheiro? O Mais Você desta terça, 29 de novembro, mostrou uma forma de resolver o problema: a vaquinha. “Em tempos de mundo virtual, a velha vaquinha ressurge com um nome mais chique, financiamento coletivo”, explica Ana Maria Braga.

Cansados de esperar pela boa vontade dos empresários ou dos próprios artistas, alguns grupos iniciaram o crowdfunding - ou financiamento coletivo. Os fãs fazem uma campanha para arrecadar fundos e trazer o artista do coração para tocar aqui no país. Quem ajuda tem sempre uma compensação, uma espécie de recompensa. “Se você doar uma quantia baixa pode ganhar um vídeo exclusivo do show. Se quiser pagar um pouco mais, pode levar um ingresso”, explicou Felipe Suhre. Quanto mais doar, mais recompensa terá.

Mas o que parece novidade não é tão novo assim. Sabe-se que a Estátua da Liberdade, presente dos franceses para os americanos, foi construída através de um financiamento coletivo. Quem ajudou, ganhou uma miniatura do monumento. Os compositores clássicos, Mozart e Beethoven, já praticavam financiamento coletivo sem saber que o nome era esse.
Para financiar suas obras, eles chegavam até a doar os originais das composições.

Hoje, o financiamento coletivo deixou de ser exclusividade dos espetáculos. Já dá pra fazer gravações de CDs, filmagem de documentários, impressão de revistas e até festa de debutantes. “No baile de debutante da providência, além do dinheiro. as pessoas podiam oferecer o que elas fazem de melhor. Uma moça entrou em contato com a dona projeto e disse, eu faço doce bem casado. eu posso oferecer pra festa? Ela ofereceu e ganhou ingresso”, explicou Dorly Neto, coordenador de projeto.

O idealizador do projeto precisa apresentar uma proposta bem elaborada pra ter sua ideia publicada na página virtual. Depois é só correr atrás porque o projeto tem que bater a meta em um prazo determinado. Uma média de 40 a 50 dias. “Mas vale a gente lembrar que não é qualquer idéia que eles aprovam. Os projetos precisam ser bem elaborados, senão não rola”, informou a apresentadora.

todo o credito para ana maria braga e direção rede globo
----------------------------------------------------------------------------------------
Sites de crowdfunding – financiamento coletivo

O Catarse funciona assim: você envia seu projeto, diz quanto precisa e até quando quer arrecadar este dinheiro. Aí você divulga o projeto e as pessoas podem optar por apoiar com qualquer valor a partir de R$ 10 e receber recompensas por isto. Se até o prazo escolhido você tiver atingido o valor que precisa, você recebe o dinheiro. Senão, todo mundo recebe o dinheiro de volta.

No Brasil, outros sites funcionam baseados no mesmo princípio: o site para pagar cachês de bandas Queremos, o Incentivador e o Fairplace, que também financiam projetos.

O site americano Kickstarter foi um dos primeiros do gênero. De lá já saíram projetos como o da rede social Diaspora, o do filme “Blue like jazz” e o documentário “The Pirate Bay – Away From Keyboard”, de Simon Klose.

O Kiva.org foi o primeiro site do mundo de microcrédito pessoa -para-pessoa (P2P), ele usa a internet para ligar pequenas empresas do terceiro mundo a investidores filantrópicos do primeiro. O Kiva.org usa a conectividade da internet para aproximar os mais necessitados daqueles que tem uma melhor condição financeira.

O crowdfunding ou Financiamento coletivo, é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP