Tecnologia do Blogger.

Samaritanos querem Monte Gerizim local aberto ao público

Os samaritanos deseja que o sítio arqueológico no pico do Monte Gerizim aberto ao público.



Monte Ebal e Monte Gerizim:
" Quando O Senhor teu D'us te introduzir na terra, a que vais para possui-la, entao pronuniaras a bencao sobre o monte Gerizim, e a maldicao sobre o monte Ebal." (Dt 11:29)
... Quando houveres passado o Jordao, levantaras estas pedras, que hoje te ordeno, no monte Ebal, e as caiaras.
Ali edificaras um altar ao Senhorteu D'us, altar de pedras, sobre as quais nao manejaras instrumento de ferro....
... Quando houverem passado o Jordao, estarao sobre o monte Gerizim, para abencoarem o povo, estes: simeao, Levi, Juda, Issacar, Jose e benjamim.
E etses para amaldicoar, estarao sobre o monte Ebal: Ruben, Gade, Aser, Zevulum, Da, Naftali..." (Dt 27).


" Entao Josue edificou um altar ao Senhor D'us de Israel, no monte Ebal, como Moises, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, segundo o ue esta escrito no livro da lei de Moises, a saber um altar de pedras toscas, sobre o qual se nao manejara instrumento de ferro; sobre ele ofereceram holocaustos ao Senhor e apresentaram ofertas pacificas.
Escreveu ali em pedras uma copia da lei de Moises, que ja este ja havia escrito diante dos filhos de Israel.
Todo Israel, com os seus ancoes, e os seus principes, e os seus juizes, estavam duma e outra banda da arca, perante os levitas sacerdotes que levantavam a arca da aliancado Senhor, assim estrageiros como naturais; metade deles em frente do monte Gerezim , e a outra metade em frente do monte Ebal; como Moise servo do senhor outrora ordenara que fosse abencoado o povo de Israel...
Palvara nehuma houve , de tudo o que Moises ordenara, que Josue nao lesse para toda a congregacao de israel, e para as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles." (Js 8:30-35)



No pico do monte Gerizim, na Cisjordânia é um sitio arqueológicos cercado, onde uma escavação, promovida sob os auspícios das Forças de Defesa de Administração Civil de Israel recentemente descoberto uma cidade bem preservada de 2.000 anos de idade, uma vez que o lar de 10.000 pessoas .

Embora o sitio está fora dos limites para o público, ao escavar revelou ruas ladeadas de casas, bem como um centro da cidade, todos os que a tornam um destino turístico potencialmente importante. A Administração Civil tomou uma decisão em maio para manter o sitio fechado aos visitantes, por enquanto.

Monte Gerizim é um local sagrado para a comunidade samaritana, uma antiga seita estreitamente relacionada ao judaísmo. Segundo a tradição samaritana, a montanha é o local do antigo Tabernáculo. As escavações arqueológicas no local foram realizadas em 1982, e continuou por 22 anos com um investimento de dezenas de milhões de shekels, revelando novas descobertas em uma base diária.

Benny Katzover, que serviu por muitos anos como chefe do Conselho Regional Samaria, disse que as escavações começaram em um esforço para encontrar o que o Samaritanos consideram como seu Templo Sagrado. Katzover disse que o antigo historiador Flávio Josefo explicou que, após disputas com os judeus, os samaritanos mudou seu centro espiritual para o Monte Gerizim, perto do que é hoje a cidade cisjordaniana de Nablus, e construiu seu templo em um escopo idêntico ao uma em Jerusalém.

"As descobertas", disse ele, "revelam um alto padrão de vida, incluindo banhos e telha cerâmica e aquecimento e mosaicos ... Você pode ver que era a capital de um reino inteiro."

Escavações arqueológicas no Monte Gerizim. Foto por Ferrell Jenkins.

De outro ponto é possível ver Nablus abaixo no vale entre Ebal e Gerizim.

As bênçãos da lei de Moisés foram lidos nas encostas do Monte Gerizim como os israelitas se reuniram no vale entre Monte Gerizim e Ebal Monte.

"E todo o Israel, peregrino, bem como nativos, com os mais velhos e os oficiais e seus juízes, estavam em lados opostos da arca, perante os sacerdotes levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, metade deles em frente do monte Gerizim e metade deles em frente do monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor tinha ordenado na primeira vez, para abençoar o povo de Israel. 34 E depois leu todas as palavras da lei, a bênção ea maldição, conforme tudo o que está escrito no Livro da Lei. 35 Não houve uma palavra de tudo o que Moisés ordenou que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os pequeninos, e os estrangeiros que viviam entre eles". (Josué 8:33-35)

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP