Tecnologia do Blogger.

Israel ameaça tomar túmulo de José da Palestina


O túmulo de José pode ser um dos motivos para intensificar o conflito entre Israel e a Palestina. Desta vez o ministro do Interior israelita, Eli Yishai, disse diante de 1,5 mil judeus que o seu país precisa tomar o túmulo que desde 2000 pertence ao distrito cisjordaniano de Nablus.
A declaração foi feita na quinta-feira, 24, quando os judeus participavam de uma concentração no local, visita autorizada e coordenada entre o o exército e a polícia de Israel com as forças de segurança palestinianas.
“O túmulo pertence-nos, devemos recuperar a nossa presença plena no túmulo de José. A atual situação é uma clara violação aos acordos de Oslo e devemos corrigi-la”, disse o ministro. O acordo citado foi feito primeiramente em 1993 dando ao exército israelita o controlo sobre o santuário.


Mas sete anos mais tarde a Autoridade Nacional da Palestina (ANP) apossou-se da área depois que o local se tornou palco de diversas manifestações. Desde então a visita de judeus ao santuário só pode ser feita com autorização prévia, caso contrário os visitantes podem ser presos.
Na quarta-feira a polícia de Nablus prendeu 13 israelitas que entraram no distrito de forma ilegal. Para Yishai o local é dos judeus e por isso é necessário enviar uma resposta à autoridade Palestiniana atuando conforme diz as crenças judaicas.
“As permissões de construção são a resposta correta às inúmeras violações aos acordos pela Autoridade Palestina, mas isso não é suficiente”, disse ele antes de deixar o local.
Com informações Terra


Durante o feriado da Páscoa Judáica, políciais palestinos (gritando "Allahu Akbar") atiraram em um grupo de judeus que se retiravam do Túmulo de José, na Margem Ocidental do Rio Jordão, uma área sob total controle da Autoridade Palestina, matando um e ferindo outros . Um pouco depois disto, um grupo de palestinos entrou no Túmulo de José ateando fogo e vandalizando-o .

 A imprensa seguindo a versão da Autoridade Palestina está culpando as vítimas, dizendo que a visita não tinha sido autorizada. Segundo o Washington Post os judeus se esgueiraram dentro do Túmulo de José, e o NY Times disse que havia sido uma visita sub-reptícia. O que estes jornais deveriam estar perguntando é porque os judeus devem serem barrados de rezar no Túmulo de José. Afinal de contas Israel não cria obstáculos para os peregrinos cristãos irem rezar em Jerusalém ou para os muçulmanos rezarem na Mesquita de Al-Aqsa. Porque os judeus não podem ter acesso aos seus lugares sagrados? Onde está escrito que os judeus devem se contentar com menos do que as outras crenças?

Não é a primeira vez que o Túmulo de José é desecrado pelos palestinos. Isto ocorreu durante a Segunda Intifada em 2000, e várias vezes depois disto, incluindo grafitis e desenhos de suásticas.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP