Tecnologia do Blogger.

Conhecimento mata ou devemos procura-lo?




A Bíblia não diz que o conhecimento será "destruído"? Não está ele incompleto? Não faz "inchar" ? E há também a tal Árvore do Conhecimento! Mas, não é verdade que nos é dito para "olhar/buscar/pedir por ele e andar nele"?
Primeiro, vamos olhar para Conhecimento, Sabedoria e Entendimento como um único assunto.

POR QUANTO TEMPO O CONHECIMENTO SERÁ ÚTIL? 1 Cor 13:8b-12 (Phi) Pois se há profecias, elas serão cumpridas e aniquiladas, se há línguas, a necessidade para elas desaparecerá, se há conhecimento será englobado pela verdade. Pois nosso conhecimento é sempre incompleto e nossa profecia é sempre incompleta, e quando a compleição vier, será o fim do incompleto. Quando eu era criança, eu falava e sentia como uma criança. Agora que sou homem, acabei com as coisas de menino. Agora, somos homens olhando para reflexos sem sentido em um espelho. Chegará a hora em que veremos a realidade por inteiro e face a face! Agora, tudo o que sei é uma pequena fração da verdade, mas chegará o tempo em que conhecerei tão completamente como Deus me conhece!


ENQUANTO ISSO...

O conhecimento é necessário porque há problemas como resultado direto da Queda. O conhecimento que é verdadeiro permite que os problemas sejam resolvidos e evitados. Se um carro quebra, conhecimento mecânico é útil, de outra forma, seria desnecessário. É a mesma coisa com todos os outros problemas da vida. Deus nos dá conhecimento para nos ajudar a "consertar" pessoas com problemas, proteger-nos das dificuldades da vida e permitir que o amor se expresse através de boas obras.

O QUÊ EXATAMENTE O CONHECIMENTO PERMITE QUE O AMOR FAÇA?

Prov. 3:19-20a (NIV) Através da sabedoria o Senhor deitou os fundamentos da terra, através do entendimento, estabeleceu os céus no lugar; através de seu conhecimento as profundezas foram divididas.

Prov. 24:3-4 (NIV) Através da sabedoria uma casa é construída, e pelo entendimento é estabelecida; através do conhecimento, seus cômodos cheios com tesouros raros e bonitos.


AMOR SEM CONHECIMENTO?

A estória contada por Sandy Gregory da mãe ignorante, mas amorosa: Ela alimenta seus filhos com uma dieta baseada em carne, porque ela acredita que carne é o melhor tipo de alimento. Um dia ela recebe conhecimentos importantes, depois de ler um guia de nutrição, ela começa a comprar uma mistura de todos os tipos de comida para seus filhos. Como resultado, seus filhos se tornam mais saudáveis. Pergunta: Esta mãe amava mais seus filhos antes ou depois que ela recebeu esse conhecimento? Hummm.... Da mesma forma! Contudo, até o conhecimento, seu amor era infrutífero, até mesmo contra produtivo. Conhecimento que é verdadeiro permite que o amor desabroche em bons frutos.

Rom 10:2 (NIV) Pois posso testificar que eles são zelosos por Deus, mas seu zelo não é baseado no conhecimento.

Prov. 19:2 (NIV) Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser apressado e perder o caminho.

Oséas 4:6 (NIV) Meu povo é destruído por falta de conhecimento.

O "TOLO" (Aqueles que são deliberadamente ignorantes e ativamente evitam a verdade)

Prov. 1:28-33 (NIV) "Eles me chamarão, mas eu não os responderei; procurarão por mim, mas não me acharão. Uma vez que odiaram o conhecimento e não escolheram o temor do Senhor, uma vez que eles não aceitaram o meu conselho e ignoraram a minha repreensão, comerão do fruto de seus caminho e serão cheios com o fruto de seus esquemas. Pois o capricho dos tolos irá matá-los, e a complacência dos loucos destrui-los; mas quem quer que me escutar viverá em segurança e estará em paz, sem medo de dano."

Ef. 5:17 (NIV) Por isso, não sejais tolos, mas entendas qual é a vontade do Senhor.

Prov. 23:23 (NIV) Compre a verdade e não a venda; adquira sabedoria, disciplina, e entendimento.

Prov. 9:6 (NIV) Deixe seus caminhos tolos e viverá; ande no caminho do entendimento.

Tiago 1:5 (NIV) Se qualquer de vocês tiver falta de sabedoria, peça a Deus que dá generosamente a todos sem achar falta, e será dado ao que pedir.

Prov. 8:11 (NIV) Pois a sabedoria é mais preciosa do que os rubis, e nada do que você deseja pode se comparar a ela.

Prov. 19:8 (NIV) Aquele que adquire sabedoria ama a sua alma; aquele que abraça o entendimento prospera.

Prov. 13:20 (NIV) Aquele que caminha com o sábio, se torna sábio, mas um companheiro de tolos sofre dano.

Prov. 24:5-6 (NIV) Um homem sábio tem grande poder, e um homem de conhecimento aumenta a força. Para travar guerra você precisa de guia, e para vitória de muitos conselheiros.


CONHECIMENTO A SER EVITADO

Gên. 2:17 (NIV) Mas vocês não devem comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois quando comerdes, certamente morrereis.

1 Cor 14:20 (NIV) Irmãos, parem de pensar como crianças. Em relação ao mal sejam como crianças, mas em seu pensar sejam como adultos.

Rom 16:19b (NIV) Mas eu quero que sejam sábios sobre o que é bom e inocente sobre o que é mal.

Rom 16:19b (Phi) Eu quero vê-los como experts no bem e nem mesmo iniciantes do mal.

Mat. 10:16 (NIV) Estou enviando-os como ovelhas aos lobos. Por isso sejam espertos como as serpentes e inocentes como as pombas.


NOSSO PRÓPRIO ENTENDIMENTO

Fil. 4:7 (NEB) Então, a paz de Deus, que excede o nosso entendimento, guardará o nosso coração e pensamentos, em Cristo Jesus.

Jó 36:26 (NIV) Quão grande é Deus, além de nosso entendimento! Prov. 3:5,7a (NIV) Confie em Deus com todo o seu coração e não se estribe no seu próprio entendimento.... Não seja sábio a seus próprios olhos.


OS DOIS TIPOS DE SABEDORIA: 
A DE CIMA E A DEBAIXO

Tiago 3:13-17 (Phi) Há alguém sábio e com entendimento entre vocês? Então deixem que sua vida seja um exemplo brilhante da humildade que é nascida da sabedoria verdadeira. Mas se seu coração for cheio de ciúme amargo e rivalidade, então não se gabe e não negue a verdade. Você pode adquirir uma certa sabedoria, mas não vem de cima - vem deste mundo, de sua própria natureza mais baixa, até mesmo do diabo. Pois onde quer que você encontre ciúmes e rivalidades, você encontrará desarmonia e todos os tipos de mal. A sabedoria que vem do alto é em primeiro lugar, pura, amante da paz, gentil, fácil de se aproximar, cheia de pensamentos misericordiosos e ações amáveis, direta, sem nenhum traço de hipocrisia.

1 Cor 1:18-31 (Phi) A mensagem da cruz é, eu sei, tolice para os que estão envolvidos com este mundo que perece, mas para nós que estamos sendo salvos da morte, nada menos do que o poder de Deus. Está escrito: "Eu destruirei a sabedoria do sábio e a prudência do pudente rejeitarei. " Pois considere, o que tem o filósofo, o escritor e o crítico deste mundo para mostrar por toda sua sabedoria? Não fez Deus a sabedoria desse mundo parecer tolice? Pois foi depois que este mundo em sua sabedoria falhou em conhecer a Deus, que sua sabedoria escolheu salvar todos que acreditassem na mensagem simples do evangelho. Pois os judeus pedem por sinais miraculosos e os gregos, uma panacéia intelectual, mas tudo o que pregamos é o Cristo crucificado - uma pedra de tropeço para os judeus e pura loucura para os gentios, porque a loucura de Deus é mais sábia do que o homem. Mas, Deus escolheu o que o mundo chama de tolice para envergonhar o sábio... para que nenhum homem se gabe na presença de Deus.... E isto nos faz ver a verdade das escrituras: "Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor".

1 Cor 3:19-21 (Phi) Que ninguém fique sob a ilusão disto. Se qualquer homem entre vocês pensar de si mesmo ser um dos mais espertos do mundo, que ele descarte sua esperteza para que ele possa aprender a ser verdadeiramente sábio. Pois a esperteza deste mundo é estupidez para Deus. Está escrito: (ele é) "Aquele que pega o sábio em sua sabedoria", e novamente, "O Senhor conhece o raciocínio do sábio, que eles são vãos." Que ninguém se gabe do homem.


CONHECIMENTO SEM AMOR?

1 Cor 8:1b-2 (Phi) É fácil pensarmos que "conhecemos" problemas assim, mas devemos lembrar que enquanto este "conhecimento" pode fazer um homem parecer grande, é somente o amor que pode fazer com que ele cresça a sua estatura completa. Pois se um homem acha que "sabe", ele pode muito bem ainda ser bem ignorante sobre o que ele realmente deve saber.

1 Cor 8:1b (NIV) O conhecimento incha, mas o amor constrói.

1 Cor 13:2 (NIV) Se eu tiver o dom de profecia e poder entender todos os mistérios e todo o conhecimento... mas sem amor , eu não tenho nada.


A FONTE DO CONHECIMENTO VERDADEIRO

Prov. 2:6,9-11 (NIV) Pois o Senhor dá sabedoria, e de sua boca vem conhecimento e entendimento.... Então você entenderá o que é certo, e justo e correto - todo bom caminho. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável a sua alma. A discrição protegerá você, e o entendimento lhe guardará.

Mat. 11:25 (NIV) Naquele tempo Jesus disse, "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e dos cultos, e as revelou para as criancinhas."

Tiago 1:17 (NAS) Toda boa coisa dada e cada dom perfeito vem de cima, descendo do Pai das luzes, com quem não há variação ou sombra que passe.


O SEGREDO DE DEUS, REVELADO PELO ESPÍRITO

1 Cor 2:6-10a (Phi) Nós, é claro, falamos sabedoria entre aqueles que são espiritualmente maduros, mas não é o que é chamado de sabedoria neste mundo, nem por poderes, que breve serão o que foram. A sabedoria da qual falamos é aquela sabedoria misteriosa secreta de Deus, a qual ele planejou antes da criação para nossa glória hoje.... Mas, como está escrito: "Nenhum olho viu, nenhum ouvido escutou, nenhuma mente concebeu o que Deus preparou para aqueles que o amam. " Por isso, Deus, através do Espírito, deixou-nos compartilhar o seu segredo.

1 Cor 2:10a (NIV) Mas Deus a revelou [sabedoria] a nós pelo seu Espírito.

Fil. 1:9-10 (Jer) Minha oração é que seu amor por cada um, possa aumentar mais e mais e nunca deixar de melhorar seu conhecimento e aprofundar sua percepção para que vocês possam sempre reconhecer o que é melhor. Isto os ajudará a se tornarem puros e sem culpa e a prepará-los para o Dia de Cristo.

Col. 1:9,10 (NIV) Por esta razão, desde o dia em que ouvimos sobre vocês, nós não paramos de orar por vocês e pedir a Deus para os encher com o conhecimento de sua vontade através de toda a sabedoria e entendimento espiritual. E oramos isto para que vocês possam viver uma vida valorosa para o Senhor e possam agradá-lo de todas as formas: dando frutos em todas as boas obras, crescendo no conhecimento de Deus.

SERÁ QUE PODEREMOS SABER MAIS DO QUE O NECESSÁRIO?

2 Ped. 1:2-3 (Phi) Que você possa saber mais e mais da graça e paz, conforme seu conhecimento de Deus e Jesus nosso Senhor se torne mais aprofundado. Ele, por sua própria ação, nos deu tudo o que é necessário para viver verdadeiramente uma boa vida, permitindo-nos conhecer aquele que nos chamou para ele, por sua bondade gloriosa.

Romanos 15:14 (NIV) Eu mesmo estou convencido, meus irmãos, que vocês estão cheios de bondade, completos de sabedoria e são competentes para instruir um ao outro.

Col. 1:28 (Phi) Então naturalmente, nós proclamamos Cristo! Nós avisamos a todos que encontramos e ensinamos a todos que podemos, tudo o que sabemos sobre ele, para que possamos trazer cada homem a sua maturidade completa em Cristo.

Fil. 3:16 (Phi) É importante que nos aprofundemos à luz da verdade, como já aprendemos.

Tiago 4:17b (Phi) Se um homem sabe o que é certo e falha em fazer tal coisa, seu fracasso é um grande pecado.

Conhecimento, Entendimento, e Sabedoria

1 Cor 12:8 (NIV) Para um é dado pelo Espírito a mensagem de sabedoria, para outro, a mensagem de conhecimento através do mesmo Espírito.

As escrituras geralmente usam as palavras conhecimento, entendimento, e sabedoria sem diferença de significado, mas, ocasionalmente, elas são mencionadas de forma separada e distinta. Por isso, pode ser útil tentar definir as diferenças de significado.

Conhecimento está relacionado com os fatos. Entendimento com a habilidade de entender o significado baseado nos fatos, e sabedoria com o que fazer depois. Uma vez que Deus raramente dá os três dons para uma mesma pessoa, nós precisamos cooperar e ajudar uns aos outros com nosso dom - nisto com em todas as áreas.





Aqueles que têm conhecimento são capazes de lembrar, trazer a memória e ter acesso a informação. Eles "sabem" as Escrituras. A palavra de Deus está literalmente "neles". Eles são estudiosos. Contudo, é possível ter conhecimento e faltar entendimento e sabedoria; ter os fatos, mas não ter a menor ideia do significado e do que fazer depois.

Aqueles que têm entendimento são capazes de tirar o significado da informação. Eles "vêem através" dos fatos as dinâmicas do quê, como e porquê. Eles são professores. Entendimento é uma lente que traz os fatos a um foco claro. O entendimento produz as regras e os princípios.

Aqueles com sabedoria sabem que princípios aplicar no momento certo. Entendimento sem sabedoria pode parecer contraditório.

(Leia Prov. 26:4-5). Por exemplo: "A pressa é inimiga da perfeição " é um princípio tão válido quanto "Aquele que consegue o trabalho, é o que levanta mais cedo". Nós podemos ver a verdade de ambos. Mas qual deve ser aplicado? Aqueles com sabedoria sabem qual o próximo passo. Eles fazem a coisa certa. Em contraste, há muitos que têm um grande conhecimento e entendimento, mas constantemente fazem a coisa errada. Sabedoria, neste caso, é o objetivo, e o conhecimento e o entendimento só têm valor eterno conforme resultam em sabedoria ou naquilo que acabamos fazendo.

Tiago 1:5 (NIV) Se qualquer de vocês têm falta de sabedoria, deve pedir a Deus, que dá a todos generosamente, sem exceção, e será dada ao que pedir

Deus promete sabedoria para aqueles que pedem. Conhecimento e entendimento podem estar além de nós. Muito freqüentemente, quando oramos por sabedoria, Deus nos chama para relacionamentos com cristãos que podem prover-nos com uma resposta, mas de quem podemos não gostar. Deus nos dá generosamente, mas temos que nos submeter ao Corpo de Cristo para recebê-la!

As definições acima dão as palavras um "significado especial". Muito freqüentemente, as palavras são usadas em português como sinônimos, e também assim ocorre com as escrituras. Ao anexarmos um "significado especial" às palavras, é esperado que as diferenças reais na função possam ser esclarecidas. Se estas definições aumentam seu apetite pelas escrituras, trazem todas as coisas a um foco melhor, ou lhe ajudam a fazer a coisa certa, então estamos felizes. Se não, esqueça-as.



fonte: acts17:11

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP